Exército presta homenagem a Frei Orlando, herói da Força Expedicionária Brasileira - Notícias
Exército presta homenagem a Frei Orlando, herói da Força Expedicionária Brasileira
Serviço de Assistência Religiosa
Sd R. Menezes
Rio de Janeiro (RJ) – O mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, recebeu, uma celebração ecumênica em reverência ao Frei Orlando, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Frei Orlando é o patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, comemorado anualmente no dia 13 de fevereiro.
A atividade, coordenada pelo Comando Militar do Leste, uniu militares de todas as vertentes religiosas, oriundos das guarnições da capital fluminense e de Niterói, em torno da memória do capelão militar que tombou nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Sua trajetória foi relembrada por meio de reflexões, propostas pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Sibinel, e pelos capelães militares, da ativa e veteranos.
A aposição da Corbélia de flores no busto do Frei Orlando, conduzida pelas autoridades presentes e por militares trajados com uniformes históricos, encerrou a homenagem repleta de significados.
O Serviço de Assistência Religiosa do Exército
O Serviço de Assistência Religiosa do Exército contribui com a manutenção da fé e da espiritualidade dos militares da ativa e veteranos, servidores civis e seus familiares, bem como atende aos encargos relacionados às atividades de educação moral, realizadas nas Forças Armadas.
No dia 13 de fevereiro, data natalícia do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, a Força Terrestre rememora os feitos do religioso, herói da FEB, que tombou nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial
O mausoléu onde está depositado os restos mortais de Frei Orlando e dos pracinhas tombados nos campos de batalha da Itália está localizado no subsolo do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Aberto à visitação, o mausoléu compõe um complexo idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira. O espaço foi construído para abrigar os restos mortais dos combatentes brasileiros enterrados na Itália durante a guerra, e render-lhes homenagem.
Fonte: Comando Militar do Leste