Exército presenteia Polônia com Livro da FEB em polonês - Notícias
Exército presenteia Polônia com Livro da FEB em polonês
Diplomacia Militar
Coronel Pontes, Adido de Defesa e do Exército Brasileiro; e Sr Haroldo Ribeiro, Embaixador do Brasil na Polônia
Varsóvia (Polônia) – O Exército Brasileiro presenteou a Polônia com uma versão do Livro da Força Expedicionária Brasileira traduzida para o idioma polonês. A versão em língua estrangeira foi produzida pelo Aditância de Defesa e do Exército na Polônia, com apoio da Embaixada Brasileira na Polônia, do Centro de Comunicação Social do Exército e do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, como parte das comemorações dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O Brasil possui fortes laços históricos e culturais com a Polônia, sendo o segundo maior polo de concentração de imigrantes poloneses ao longo da história. Em 1869, chegou ao Brasil o primeiro navio trazendo imigrantes poloneses. Atualmente, mais de dois milhões de descendentes de poloneses vivem no Brasil.
Além disso, a história polonesa está diretamente relacionada à Força Expedicionária Brasileira. No dia 1º de setembro de 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial, quando as forças alemãs invadiram a Polônia, causando grande destruição durante cinco anos do conflito.
Com a entrada do Brasil na guerra, em 1944, a história dos dois países se entrelaçaram ainda mais. Enquanto cerca de 25 mil soldados brasileiros lutavam contra o nazifascismo nos campos da Itália, as Forças Armadas Polonesas desempenhavam importante papel combatendo os invasores nazistas junto dos Aliados. Inclusive, uma das maiores vitórias polonesas aconteceu justamente na Itália, durante a conquista de Monte Cassino.
Entre os pracinhas brasileiros, também havia um contingente significativo de soldados de ascendência polonesa. Nove desses combatentes polaco-brasileiros chegaram a falecer em combate, e hoje se encontram sepultados no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no Rio de Janeiro (RJ).
Com a publicação do Livro da FEB em polonês, o Exército Brasileiro amplia a divulgação dos feitos heroicos de seus soldados durante a Guerra Mundial e reforça os laços de amizade e cooperação com a Polônia e com suas Forças Armadas.
Combatentes de ascendência polonesa sepultados no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra
Sd Adão Wojcik
Sd Estanislau Wojcik
Sd Gerhardt Holtz
Cb Harry Hadlick
Cb João Protzek
Sd José Wsoek
Sd Marcelino Jazinski
2º Sgt Pedro Krinski
Sd Sérgio Grevinski
Sd Wenceslau Spanceski
Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Polônia