Exército premia projetos inovadores com alto impacto institucional

Ciência, tecnologia e inovação

Publicado em 22/07/2025 10h57 | Atualizada em 22/07/2025 11h04

Departamento de Ciência e Tecnologia

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 9 de julho, a Agência de Gestão e Inovação Tecnológica do Exército (AGITEC) realizou, no auditório do Instituto Militar de Engenharia (IME), a cerimônia de entrega do Prêmio de Inovação (PremIA). Consolidado como uma das principais iniciativas de fomento à cultura de inovação no âmbito do Exército Brasileiro, o prêmio reconheceu projetos desenvolvidos por militares e servidores civis que resultaram em avanços significativos em processos, produtos, tecnologias e métodos de gestão.
 


Criado em 2019, o PremIA reconhece e valoriza o protagonismo de profissionais comprometidos com a transformação institucional, premiando iniciativas com alto grau de impacto, aplicabilidade prática e potencial de uso dual – militar e civil.

A edição homenageou os vencedores dos Prêmios Inovação categorias Individual e Equipe, Invenção Estratégica, Organização Militar Inovadora, Engenharia Dual categorias Individual e Equipe, Iniciativa Inovadora, além de conceder Menções Honrosas nas categorias Hors-concours, Científica e Tecnológica. 


Entre os projetos premiados, destacam-se soluções como:

“Mesa Tática: uma solução de baixo custo para apoio às operações militares”, do Centro de Instrução de Aviação do Exército;

“Sistema COBRIR – Gestão de Requisitos”, do Centro Tecnológico do Exército;

“SAP TRL – Sistema de Apoio à Prospecção Tecnológica baseado em TRL e aprendizado de máquina”, e o “Dispositivo de Fabricação de Eletrodos Prensados com Núcleo Central”, ambos do Instituto Militar de Engenharia; e

“Transformando o Aprendizado: uso de realidade aumentada na manutenção de viaturas Marruá em escolas e no EB Aula”, do Centro de Educação à Distância do Exército.

Essas iniciativas evidenciam o uso estratégico de tecnologias de ponta, como inteligência artificial, realidade aumentada e softwares de código aberto, aplicadas à realidade das organizações militares.
 


Além dos prêmios individuais e em equipe, o título de Organização Militar Inovadora foi para o IME, reconhecido por sua produção científica, iniciativas de pesquisa aplicada e estímulo constante à inovação entre alunos e pesquisadores.

Na ocasião, o Cel Erick Braga Ferrão Galante, Chefe da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), enfatizou a importância da AGITEC, criada há 10 anos com o objetivo de promover e consolidar a cultura de inovação no Exército Brasileiro,  destacando o papel da agência na identificação e premiação de pesquisas que geram resultados concretos para a Força, com aplicações em cenários operacionais e desdobramentos práticos, inclusive de uso dual. Ressaltou, ainda, que tais pesquisas contribuem diretamente para a materialização dos esforços do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.

Durante a cerimônia, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Achilles Furlan Neto, destacou a relevância do Prêmio de Inovação, afirmando que “a inovação é algo que faz um país realmente crescer” e que “a missão de quem usa uniforme em prol do Estado Brasileiro é prover a vitória”. Em sua fala, ressaltou o papel da premiação como incentivo à busca por soluções inovadoras voltadas ao campo de batalha, abrangendo avanços em manobras, guerra cibernética, tecnologias de munições e armamentos, além de inovações disruptivas capazes de fortalecer a soberania nacional e garantir a vitória do Exército Brasileiro.

Os projetos vencedores foram avaliados por uma banca técnica multidisciplinar, com base em critérios como originalidade, aplicabilidade, impacto operacional e contribuição para a autonomia tecnológica nacional. 

A AGITEC lançou a nova edição do livro digital “Prêmio de Inovação da AGITEC 2025 E-Book de Trabalhos Participantes”, reunindo todos os trabalhos que concorreram ao PremIA 2025, com informações dos projetos e potencial de replicação em outras unidades da Força.

Também foi anunciada a próxima edição do prêmio: o PremIA 2026, que contemplará inovações desenvolvidas ao longo de 2025. As inscrições estarão abertas de 3 de agosto a 31 de dezembro de 2025, por meio do site premia.agitec.eb.mil.br ou pela Intranet da AGITEC.

 


Com edições anuais, o PremIA consolida-se como um dos principais instrumentos de valorização da inovação no setor público, reforçando o compromisso do Exército Brasileiro com a modernização de seus meios, métodos e capacidades.

O evento foi presidido pelo General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), e contou com a participação, na mesa de honra, do General de Divisão Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT (EPDI/DCT); do General de Divisão Alexandre Martins Castilho, Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx); do General de Divisão Veterano Waldemar Barroso Magno Neto,  antigo Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME) e antigo Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); do General de Divisão Veterano Hildo Vieira Prado Filho,  antigo Vice-Chefe do DCT e antigo Comandante do IME; do General de Brigada João Paulo Zago, Chefe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx); e do Coronel Erick Braga Ferrão Galante, Chefe da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), além das demais autoridades militares, representantes da comunidade acadêmica e de instituições parceiras da área de ciência, tecnologia e inovação que abrilhantaram o evento com suas presenças.
 


Veja também:

Reunião de diretores de Arsenais de Guerra aprova Plano Interno de Trabalho de 2026

Exército e Governo de São Paulo firmam parceria em Ciência, Tecnologia e Inovação

LAAD Defence & Security 2025: participação do Arsenal de Guerra do Rio na Feira internacional de Defesa e Segurança

Exército participa do maior exercício de defesa cibernética do mundo

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia

Conteúdo Relacionado