Exército participa do desfile da Independência do Brasil

7 de Setembro!

Publicado em 07/09/2024 17h44 | Atualizada em 09/09/2024 15h03

1° Sgt Sionir

Brasília (DF) – O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, participou das comemorações do 7 de Setembro, que celebraram os 202 anos da Independência do Brasil. O desfile cívico-militar, realizado na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença dos militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, dos seus respectivos comandantes, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, de Colégios Militares e escolas do Distrito Federal, além de autoridades civis e militares.

A abertura e o encerramento do tradicional desfile foram realizados pelo General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto. O General Carmona se apresentou na viatura blindada de transporte de pessoal Guarani, desenvolvida em conjunto pelo Exército Brasileiro e empresas nacionais.

O grupamento do Exército desfilou com tropas a pé e motorizadas. Integraram o desfile a Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial, o Grupo de Comando e a Guarda-Bandeira do BGP, e bandeiras históricas do Brasil, conduzidas pelo 1º Regimento de Cavalaria e Guarda, Colégio Militar de Brasília, Academia Militar das Agulhas Negras, Grupamento do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Grupamento Feminino, Batalhão da Guarda Presidencial, Comando De Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado, 32º Grupo de Artilharia de Campanha e  Comando de Operação Especiais de Goiânia. Entre as viaturas exibidas estavam a Guarani, Astros, Gepard e Leopard.

O Batalhão de Polícia do Exército surpreendeu o público com a apresentação de seus militares em uma motocicleta projetada para suportar seus 21 militares na conhecida Pirâmide Humana, e que esse ano contou, pela primeira vez, com a presença de uma mulher em sua formação.

Também fizeram parte do desfile aproximadamente 30 atletas militares que disputaram os Jogos Olímpicos de Paris e que integram o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas, coordenado pelo Ministério da Defesa.

 


História
Em 7 de Setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil com o famoso “Grito do Ipiranga”, dizendo: “Independência ou Morte!” Esse gesto simbólico marcou oficialmente a separação política entre Brasil e Portugal, mas a independência só foi reconhecida formalmente por Portugal em 1825, após negociações diplomáticas.

A Independência do Brasil é, portanto, um dos eventos mais significativos da história do país, pois deu início à trajetória que levaria à formação do Brasil moderno, soberano e com suas próprias instituições políticas e sociais.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado