Exército participa de exercício de ajuda humanitária no México

Diplomacia militar

Publicado em 07/08/2025 09h52 | Atualizada em 07/08/2025 16h06

Departamento de Engenharia e Construção

*   A Operação PÉEKÁAMBA, um exercício de ajuda humanitária focado em terremotos, ocorreu no México de 21 a 25 de julho. Contou com 42 militares do Exército Brasileiro e tropas de 14 países das Américas.

*   As atividades abrangeram busca e resgate em estruturas colapsadas, descontaminação QBRN, extração veicular, e operação de hospital de campanha. 36 militares brasileiros eram da Engenharia de Combate.

*   O principal objetivo foi elevar a interoperabilidade entre os países-membros da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), fortalecendo a cooperação internacional em respostas a desastres naturais.

Santa Lucia (México) – No período de 21 a 25 de julho, 42 militares do Exército Brasileiro participaram da Operação PÉEKÁAMBA, um exercício de ajuda humanitária voltado para a resposta a desastres provocados por terremotos, no México.
 


Sob a égide da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), o exercício envolveu atividades de busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate com cordas, extração veicular, descontaminação QBRN (química, biológica, radiológica e nuclear), evacuação terrestre e aérea, operação de hospital de campanha, gerenciamento de abrigos temporários, concentração de cadáveres, busca e resgate com cães e controle de distúrbios civis em áreas comerciais.
 


Dos 42 representantes da Força Terrestre, 36 militares são do Pelotão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, os quais foram empregados nas ações de busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate com cordas, extração veicular e descontaminação QBRN. 
A atividade contou com a participação de militares do Brasil e de outros países das Américas, entre eles Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Jamaica, Nicarágua, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
 


Participaram também, como observadores, representantes militares da Espanha, de Portugal e da Junta Interamericana de Defesa. A Operação PÉEKÁAMBA teve como objetivo principal elevar os níveis de interoperabilidade entre os países-membros da CEA, reforçando a cooperação internacional em ações humanitárias e contribuindo para o aprimoramento técnico das tropas diante de desastres naturais em um contexto multinacional.
 


Veja também:

Exército Brasileiro marca presença na Feira Aeroespacial Mexicana 2025


Tropas de Engenharia se preparam para Exercício de Ajuda Humanitária no México

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Conteúdo Relacionado