Exército intensifica apoio logístico humanitário no norte do Brasil

Operação Tucumã

Publicado em 02/11/2024 13h28 | Atualizada em 02/11/2024 13h37

C Fron Juruá / 61º BIS

Feijó (AC) – As Forças Armadas estão realizando uma operação logística para levar alimentos e água potável a comunidades indígenas do Acre. Atualmente, a seca na Amazônia Ocidental é marcada pelo fenômeno chamado repiquete, quando o nível dos rios sobe e desce rapidamente. Essa instabilidade agrava ainda mais a crise gerada pela estiagem, uma vez que os rios se transformaram em imensos corredores de barro quase intransponíveis. Sem recursos adequados para obter suprimentos essenciais, a seca afeta o dia a dia da população ribeirinha tornando fundamental a ação do Exército e de outras instituições públicas. 

Para garantir a segurança de povos indígenas em aldeias como Apiwtxa 2 e Siqueira, a Operação Tucumã mobiliza militares do Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva para prestar apoio logistico à região. Em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena, cerca de 570 cestas básicas e 425 litros de água potável foram entregues a mais de 500 famílias residentes nas margens dos rios Bagé, Breu e Arara. O 1º Pelotão Especial de Fronteira, em Marechal Thaumaturgo (AC), atua como ponto de apoio da operação, que acontece em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e em coordenação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Comando Conjunto Tucumã
A Operação Tucumã é uma ação conjunta, coordenada entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, com o emprego temporário e episódico em atividades de apoio às ações de combate a incêndios e aos efeitos da estiagem na Amazônia Legal, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 4.454, de 17 de setembro de 2024.

 

Fonte: Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva

Conteúdo Relacionado