Exército integra academia, governo e indústria no 2º Fórum de Gestão de Inovação

Desenvolvimento

Publicado em 17/04/2025 09h10 | Atualizada em 22/04/2025 16h15

Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC)

Rio de Janeiro (RJ) - Nos dias 26 e 27 de março, a Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC) promoveu a 2ª edição do Fórum de Gestão da Inovação, realizada nas instalações do SENAI/CETIQT, na Barra da Tijuca. O evento reuniu mais de 240 participantes e proporcionou uma experiência enriquecedora, consolidando-se como um espaço estratégico para a integração dos diversos atores da Tríplice Hélice — governo, academia e indústria — com o objetivo de fomentar o diálogo e fortalecer a cooperação.

Na abertura da plenária, o General de Divisão Eduardo Wolski, Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), ressaltou a relevância do Fórum como uma iniciativa fundamental para aproximar os integrantes da Tríplice Hélice e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

O General de Divisão Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, reforçou a importância do Fórum como um espaço estratégico para a identificação de novos atores no ecossistema de inovação, além de destacar seu papel na apresentação das necessidades estratégicas para a Defesa Nacional.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do Projeto Força 40 — uma iniciativa estratégica do Exército Brasileiro que visa transformar e modernizar a Força Terrestre, preparando-a para enfrentar os desafios projetados até o ano de 2040. Durante o Fórum, o General de Divisão Giovani Moretto, 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército, apresentou os principais eixos do projeto, evidenciando o papel da inovação e da articulação entre os setores público, privado e acadêmico na materialização dessa visão de futuro.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, destacou a eficácia do modelo da Tríplice Hélice, citando como exemplo de sucesso o desenvolvimento da aeronave KC-390, da Embraer. Segundo Pansera, o projeto contou com financiamento do Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira, e envolveu diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) voltadas à área de Defesa, além da participação ativa de universidades no desenvolvimento das tecnologias. A Embraer, representando o setor privado, desempenhou papel fundamental na integração e aplicação dos conhecimentos gerados. O resultado foi a entrega de um produto de excelência, motivo de orgulho nacional, atualmente exportado para diversos países ao redor do mundo.

Encerrando o evento, o Coronel Erick Braga Ferrão Galante, Chefe da AGITEC, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância da colaboração contínua entre os diversos atores como um dos pilares fundamentais para o fortalecimento do ecossistema nacional de inovação. Destacou, ainda, que essa cooperação é essencial para fomentar iniciativas capazes de impulsionar o progresso tecnológico e elevar a competitividade do Brasil no cenário global.

O evento contou com a participação do General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela, Diretor de Fabricação, do General de Divisão Armando Morado Ferreira Chefe do Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, do General de Divisão Alexandre Martins Castilho, Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), do General de Divisão Veterano Luis Antônio Duizit Brito, antigo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa, do General de Divisão Veterando Waldemar Barroso Magno Neto, ex-Presidente da Financiadora de Estudos de Projetos (FINEP), do Vice Almirante Veterano Alfredo Martins Muradas, Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, General de Brigada João Paulo Zago, Chefe do Centro de Avaliação do Exército (CAEx), do senhor Rodrigo Kurek, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, do senhor Jeferson Cheriegate, Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, além de diversas autoridades civis e militares.

Veja também:

Exército apresenta inovações na Expo Defense Santa Catarina

IME realiza Simpósio de Inteligência Artificial

Junte-se a nós, ingresse no Exército Brasileiro.

 

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

 

Fonte: Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC)

Conteúdo Relacionado