Exército inicia celebrações do Dia da Arma de Infantaria - Notícias
Exército inicia celebrações do Dia da Arma de Infantaria
Academia Militar das Agulhas Negras
Academia Militar das Agulhas Negras
Resende (RJ) – O Exército Brasileiro deu início às comemorações pelo Dia da Arma de Infantaria com uma cerimônia realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), nesta quarta-feira, 21 de maio. As atividades foram prestigiadas pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás.
A celebração marca o início de uma série de eventos em várias organizações militares dedicados a homenagear a chamada “Rainha das Armas”. A data oficial da Infantaria é 24 de maio, dia que assinala o nascimento do seu patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio.
Na AMAN, as festividades começaram com a Alvorada Festiva, seguida da formatura dos Cadetes de Infantaria realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes. Após a abertura oficial realizada na AMAN, diversas organizações militares do Exército darão continuidade às comemorações com atividades diversas, todas voltadas a destacar o papel essencial da Infantaria na defesa da soberania nacional.
Brigadeiro Sampaio
O Dia da Arma de Infantaria remete ao nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma. O Brigadeiro Sampaio alistou-se voluntariamente, como praça, no então 22º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, e galgou, por mérito, todos os postos da carreira. Participou de campanhas fundamentais do século XIX, como a Balaiada, a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai, onde tombou em combate no comando da 3ª Divisão do Exército Imperial.
Infantaria
Arma flexível, adaptável, modular, elástica e sustentável, a Infantaria brasileira possui as organizações militares subdividas em Motorizada, Paraquedista, Leve, Blindada, Mecanizada, de Selva, de Caatinga, de Pantanal, de Montanha, de Polícia do Exército e de Guarda. Dessa forma, é apta a atuar nos mais diversos ambientes operacionais, razão pela qual recebe a referência de “rainha” no tabuleiro da guerra, com capacidade de causar efeitos em todas as direções e espaços do teatro de operações. No escopo legal de atuação constitucional, a Infantaria tem sido protagonista nas diversas atividades de segurança e Garantia da Lei e da Ordem e atividades subsidiárias que compõem a mão amiga do Exército.
Presenças
Participaram da celebração na AMAN o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Carlos Machado; o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior; o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves, e demais autoridades militares.
Conheça a Canção da Infantaria:
Saiba mais em:
Brigada de Infantaria inicia processo de certificação como Força de Prontidão em Pernambuco
Ativação do Batalhão de Precursores da Brigada de Infantaria Paraquedista
9ª Brigada de Infantaria Motorizada apoia preparação de militares para a 21ª Força-Tarefa Logística Humanitária
Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras e Centro de Comunicação Social do Exército