Exército e sua operacionalidade a serviço da Nação - Notícias
Exército e sua operacionalidade a serviço da Nação
Podcast Braço Forte
1º Sgt Sionir
Brasília (DF) – O novo episódio do Podcast Braço Forte fala do Exército e suas operações a serviço da Nação. Nesta edição, foi possível percorrer o Brasil de ponta a ponta e detalhar a presença contínua do Exército nos diversos biomas e regiões, atuando na segurança nacional e no apoio a comunidades vulneráveis e isoladas. Sobre as operações realizadas em 2024, a jornalista Viviane Fernandes, da rádio Verde-Oliva Brasília, conversou com dois militares do Comando de Operações Terrestres: o Coronel Doctorzick, Chefe da Divisão de Operações, e o Coronel Queiroz, Chefe da Divisão de Assuntos Civis.
Atualmente, há militares do Exército empregados em 68 operações simultâneas. As operações Taquari 2, Ágata, Pipa, Catrimani II, Tucumã e Pantanal II são algumas das frentes de trabalho que ampliam e fortalecem a presença da Força em todo o território nacional. Para saber tudo sobre o panorama das operações realizadas em 2024, ouça ao podcast Braço Forte # 186 - Exército e sua operacionalidade a serviço da Nação.
O Coronel Sylvio Torres Doctorzick explicou que essas operações empregam 18 das 25 brigadas do Exército, mobilizando as capacidades de manobra, engenharia, comunicações, logística, inteligência, aviação, defesa cibernética e defesa antiaérea. “No momento, estamos com o efetivo de seis mil militares empregados. Ao longo do ano, esse efetivo superou 25 mil militares operando simultaneamente em todo o território nacional. Lembrando que 25 mil foi o efetivo que mandamos para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Então, além dessas 18 brigadas, também estamos empregando Forças Especializadas de Emprego Estratégico.”
Já o Coronel Gustavo Queiroz de Oliveira destacou que a principal função de um Exército é manter-se pronto para a guerra. Entretanto, a Força Terrestre também tem funções que vai além. Também chamadas de Mão Amiga, as missões subsidiárias estão amparadas pela Lei Complementar n° 97, de 1999, que estabelece como atribuição geral das Forças Armadas cooperar com o desenvolvimento nacional e com a Defesa Civil. “Essa mão amiga se faz presente em todos os cantos do país, em especial pela capilaridade que a Força Terrestre tem. E o nosso principal histórico de emprego são as ações em apoio à Defesa Civil e a órgãos de governo. O apoio à Defesa Civil normalmente ocorre durante enchentes, queimadas, estiagem e seca, como a Operação Carro-pipa, que já tem 26 anos, e as operações Petrópolis, Acre, Sul Capixaba, Taquari, Pantanal, Tucumã, entre outras”, comentou o Coronel.
Braço Forte # 186 - Exército e sua operacionalidade a serviço da Nação.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército