Exército e forças policiais apreendem grande quantidade de drogas no Paraná

Operação Ágata Fronteira Sul

Publicado em 11/11/2024 11h35 | Atualizada em 13/11/2024 10h37

15ª Cia Inf Mtz

Guaíra (PR) – Mais de 550 kg de maconha foram apreendidos por militares da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, em ação conjunta com Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), no contexto da Operação Ágata Fronteira Sul, deflagrada em 4 de novembro. A droga estava dentro de um carro, próximo à margem do rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, no distrito de Oliveira Castro.

O entorpecente e o veículo foram apreendidos e levados para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, onde o material foi pesado e analisado, resultando na apreensão de 564 kg de maconha, avaliados em mais de um milhão de reais. Em outras ações da operação já foram apreendidos cigarros contrabandeados, veículos, eletrônicos em descaminho, entre outros artigos.

A Operação Ágata Fronteira Sul mobiliza cerca de 350 militares e é conduzida pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel (PR). O objetivo da operação é intensificar o combate ao tráfico de drogas e armas, bem como a crimes ambientais, na faixa de fronteira com o Paraguai e a Argentina, área de responsabilidade da 5ª Divisão de Exército. Para isso, são empregados equipamento de alta tecnologia, como binóculos de visão termal e Óculos de Visão Noturna (OVN), além de SARP (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) e radares terrestres no monitoramento da fronteira.

As ações ocorrem de forma integrada com Órgãos de Segurança Pública e outras 17 agências fiscalizadoras como IBAMA, ANVISA, ICMBio e Receita Estadual.

 

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Conteúdo Relacionado