Exército e Correios lançam selo comemorativo pelos 80 anos da FEB - Notícias
Exército e Correios lançam selo comemorativo pelos 80 anos da FEB
Reconhecimento
CMO
Campo Grande (MS) – O Comando Militar do Oeste (CMO) e os Correios realizaram na manhã desta terça-feira (9), na sede do Comando, o lançamento do selo personalizado em alusão aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. Produzido pelos Correios a pedido do CMO, o selo será utilizado para registrar e homenagear a atuação da FEB em um dos eventos mais significativos do século XX: a Segunda Guerra Mundial.
O selo
A emissão postal personalizada destaca os 80 anos da primeira ação de combate da FEB, e traz o registro fotográfico de soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana (MS), construindo a estrutura de uma ponte Bailey sobre o rio Arno, na Itália, sob o comando do capitão Floriano Miller. Ao fundo, o famoso símbolo da FEB - a cobra fumando um cachimbo.
Com a emissão do selo personalizado, os Correios deixam registrados, por meio da filatelia, uma marca histórica e permanente de reconhecimento aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, para que esta geração de grandes homens que colaboraram diretamente com a ordem e o progresso do Brasil ao longo de sua história, jamais seja esquecida.
Na cerimônia, o superintendente estadual dos Correios, Gelson Leonel do Nascimento disse que a FEB teve um papel muito importante não somente para o Brasil, mas para o mundo. “Esperamos que não tenham mais guerras, pois não beneficiam a ninguém, mas temos a certeza de que, caso o Brasil precise atuar novamente em uma batalha, por meio das nossas Forças Armadas estaremos prontos para levar a paz e a justiça novamente”.
O General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, Comandante Militar do Oeste, fez a primeira obliteração do selo personalizado. Participaram do lançamento o General de Divisão Sérgio Pedro Coelho Lima, o General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, e o Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira. Os representantes da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, João Cláudio Munareto e Marilena Reis, e o senhor Willian Felício da Mota, filho do veterano da FEB, Agostinho, também estiveram presentes.
Força Expedicionária Brasileira
Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o Oceano Atlântico para se juntar ao esforço Aliado no combate ao totalitarismo na Europa. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para combater durante o maior conflito armado da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
A primeira ação de combate executada pela FEB ocorreu em 6 de setembro de 1944, com a construção de uma ponte Bailey, ao norte do rio Arno, executada pela 1ª Companhia do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana-MS, permitindo que o destacamento da Força Expedicionária atingisse a cidade de Pisa, marcando assim, o início das operações militares da FEB na Itália. Em 8 de maio de 1945, as Forças Aliadas comemoravam a vitória sobre o nazifascismo.
Fonte: Comando Militar do Oeste