Exército colabora com evento de formação de jovens e líderes no Pará

Povos originários

Publicado em 24/10/2024 14h43 | Atualizada em 24/10/2024 15h04

CFAP/34º BIS

Macapá (AP) – O Exército Brasileiro participou da 2ª Etapa de Formação de Jovens e Lideranças, na comunidade indígena Tiriyós, do Parque do Tumucumaque, no norte do estado do Pará. O encontro realizado na terça-feira, 22, fortaleceu a interação do Exército com a comunidade indígena. 

Organizada pela Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana e Txïkïyana e pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPE), a iniciativa visa fortalecer o protagonismo das lideranças jovens, respeitando as tradições e a importância do diálogo intercultural.

A participação do Exército Brasileiro foi marcada por uma conversa com jovens lideranças indígenas. No encontro, o  Tenente-Coronel William, falou sobre a missão do Exército na região de fronteira e a importância da integração entre indígenas e militares. Ele também destacou o papel dos povos originários e sua contribuição com, a vigilância e preservação do meio ambiente, juntamente com as Forças Armadas. Responsável pelo Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, o Tenente-Coronel enfatizou o valor da parceria entre Exército e comunidades indígenas para a efetividade do combate a crimes ambientais e delitos transfronteiriços. 

 

Fonte: Comando Militar do Norte

Conteúdo Relacionado