Exército capacita militares e civis para atuação em emergências QBRN

Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Publicado em 10/06/2025 15h40 | Atualizada em 11/06/2025 09h29

Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro

Rio de Janeiro (RJ) – Em maio de 2025, o Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro (IDQBRN) realizou o treinamento de ações básicas de respostas a emergências QBRN, com o objetivo de preparar militares e civis para atuarem em situações de crise envolvendo emergências relacionadas a agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.
 


Interoperabilidade e integração fortalecidas

O treinamento contou com a participação de profissionais de diferentes áreas: alunos e professores civis do Instituto Militar de Engenharia, além de integrantes do Centro Tecnológico do Exército, do IDQBRN, do 1º Batalhão DQBRN, da Escola de Instrução Especializada, do 5º Centro de Geoinformação, do Hospital de Força Aérea do Galeão e da Diretoria de Socorro e Emergência do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A diversidade de atores evidencia a integração e a atuação conjunta na resposta a emergências QBRN.

 


Inovação no ensino: uso pioneiro de plataformas virtuais no IDQBRN

Pela primeira vez, o treinamento integrou uma fase de Ensino a Distância (EAD) a uma fase presencial, com duração de uma semana cada, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e eficiente. Durante esse período, os participantes receberam instruções sobre o Sistema DQBRN do Exército Brasileiro, uso de equipamentos de proteção individual, identificação e coleta de amostras de agentes QBRN, atendimento a vítimas, cadeia de custódia, descontaminação e desenvolveram um planejamento de resposta a uma simulação de emergência militar.

Treinamento reafirma compromisso com a soberania nacional

O treinamento reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a soberania nacional e a segurança da população. Além de atuar na defesa, o Exército consolida seu papel de apoio às ações do Estado em situações de crise, evidenciando sua importância estratégica na proteção do país.
 


Veja também:

Exércitos Brasileiro e dos EUA realizam intercâmbio em defesa química, biológica, radiológica e nuclear

Participação no Encontro Internacional contra Ameaças QBRN

Seminário apresenta as melhores práticas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Batalhão do Exército participa do evento Ameaças Não-Convencionais América do Sul 2025


  


Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro

Conteúdo Relacionado