Exército Brasileiro reforça combate à dengue no Distrito Federal

Apoio à saúde

Publicado em 31/01/2024 14h09 | Atualizada em 31/01/2024 14h47

Comando Militar do Planalto

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro reforçará com 247 militares as ações conduzidas pelo Governo do Distrito Federal de combate à proliferação da dengue. Na manhã desta quarta-feira, 31, uma solenidade realizada no 32º Grupo de Artilharia de Campanha marcou o início da Operação Dengue, uma parceria entre o Comando Militar do Planalto e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Após a solenidade, militares e agentes da Secretaria de Saúde saíram em comboio rumo às regiões de Samambaia Norte e Ceilândia Norte. Os locais de inspeção foram determinados pela Secretaria de Saúde. O apoio do Exército Brasileiro é uma resposta à situação de emergência declarada pelo decreto nº 45.448, de 25 de janeiro de 2024.

Os 247 militares atuarão em quatro frentes: na aplicação de ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê; no trabalho de campo, com visitas domiciliares e inspeções, atuando como reforço aos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde; na condução de ambulâncias em apoio ao atendimento médico emergencial; e no empréstimo de camas de campanha em tendas de atendimento médico. Os militares designados para a Operação passaram por um treinamento na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) no último dia 29 de janeiro.

Presenças
Estiveram presentes na solenidade de lançamento da Operação Dengue o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona; o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Agnado Oliveira Santos; o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ivon Barreto Leão; o Chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha; a Secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio; o Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Moresco Agrizzi; o Subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos; os comandantes das organizações militares envolvidas e demais autoridades civis e militares.
 

Fonte: Comando Militar do Planalto e Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado