Preparação para o nível 3: Exército prossegue na manutenção de suas capacidades para promover a paz sob a égide da ONU

Diplomacia Militar

 

Publicado em 23/09/2025 15h55 | Atualizada em 23/09/2025 18h13

Comando de Operações Terrestres

1. O Exército Brasileiro está em preparação intensa para receber a visita da ONU em 2026, buscando manter o Nível 3 de prontidão, que permite o desdobramento rápido de tropas (90 a 120 dias) para missões de paz internacionais.

2. A preparação envolveu a avaliação de uma subunidade de engenharia em São Gabriel (RS), alinhando procedimentos operacionais e cobrindo os módulos “pacote verde” (militar) e “pacote azul” (ONU), que trata de proteção de civis.

3. A Força Terrestre reafirma sua capacidade de contribuir para a manutenção da paz e segurança internacionais, prestando apoio humanitário e desenvolvendo ações cívico-sociais, com estruturas de alto grau de prontidão.

São Gabriel (RS) – Uma subunidade da engenharia de São Gabriel, Rio Grande do Sul, recebeu o assessoramento e a avaliação de representantes de diversos órgãos de direção da Força Terrestre, na semana de 15 a 18 de setembro, visando concluir as atividades de preparação para o nível de prontidão mais elevado  da ONU (nível 3). A preparação faz parte da manutenção das capacidades do Exército Brasileiro para atuar na promoção da paz sob a égide da ONU. A Instituição receberá a visita da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2026, com o objetivo de se manter nesse nível, no contexto da legislação brasileira.

 


Nível 3 da ONU

O nível 3 é caracterizado pela capacidade de o Brasil desdobrar a tropa em outro país entre 90 e 120 dias, uma vez que os militares envolvidos estão prontos em módulos complementares: o “pacote verde”, voltado ao treinamento militar tradicional do Exército, e o “pacote azul”, que aborda aspectos específicos das operações da ONU, como proteção de civis, logística e prevenção de abusos. O treinamento especializado é conduzido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
 


 A atividade, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), tem por finalidade aquilatar e alinhar procedimentos operacionais, de modo a assegurar o cumprimento das missões atribuídas à Força Terrestre, tanto no território nacional quanto em operações sob a égide de organismos internacionais.
 


Prontidão do Exército Brasileiro

Aspectos da  prontidão do Exército Brasileiro incluem:

- contribuir para a manutenção da paz e da segurança internacionais;

- prestar apoio humanitário em situações de calamidade ou crise; e

- desenvolver ações cívico-sociais em prol da sociedade brasileira.

Além da subunidade de engenharia, o Exército dispõe, para o cumprimento dessas atribuições, de um batalhão de infantaria mecanizado, uma companhia de reação rápida, e uma companhia de neutralização de artefatos explosivos, estruturas que conferem elevado grau de prontidão, flexibilidade e interoperabilidade ao emprego da Força Terrestre em diferentes cenários operacionais.

Presenças

Estiveram presentes na atividade as seguintes autoridades: o General de Divisão Jayro Rocha Junior, Comandante da 6ª Divisão de Exército, o General de Brigada Evandro Luis Amorim Rocha, Chefe de Missões de Paz/Aviação e Inspetor Geral das Polícias Militares, o General de Brigada Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, Comandante da 3ª Brigada da Cavalaria Mecanizada, e o General de Brigada Herbert, Comandante do 4º Grupamento de Engenharia.

Saiba mais:

Militares brasileiros se preparam para missão de paz da ONU no Congo

Brasil capacita 40 militares da Missão da ONU no Congo

Missão de Paz da ONU na República Democrática do Congo

Comandante da MONUSCO participa de recepção de Batalhão Uruguaio

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Conteúdo Relacionado