Exército Brasileiro ativa Destacamento Especial de Fronteira em Waikás - Notícias
Exército Brasileiro ativa Destacamento Especial de Fronteira em Waikás
Prontidão

1ª Brigada de Infantaria de Selva
Alto Alegre (RR) – Na quinta-feira, 30 de janeiro, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhou a ativação do Destacamento Especial de Fronteira (DEF), com sede em Waikás, às margens do rio Uraricoera, uma área de grande importância estratégica para a proteção e vigilância de nossa fronteira terrestre. Além disso, verificou as obras em andamento no 4° Pelotão Especial de Fronteira Surucucu, onde novas casas de apoio estão sendo construídas e, também, sobrevoou a Base Avançada de Pakilapi.
O Comandante destacou a relevância do Destacamento para a região: “Demos um passo importante para ampliar nossa presença, colaborando para a preservação do meio ambiente e a proteção da Terra Indígena Yanomami".
A escolha de Waikás como sede do DEF foi estratégica, pois a localidade se encontra no rio Uraricoera, uma região que concentra atividades de garimpo ilegal. Com a ativação do DEF, o Exército fortalece a sua presença para a preservação da soberania nacional e manutenção da integridade territoral. O Exército Brasileiro reforça a proteção da Terra Indígena Yanomami, ampliando a presença do Estado na fronteira e respondendo à necessidade urgente de combater as atividades criminosas que ameaçam o meio ambiente, a integridade do território e a segurança das comunidades indígenas.
Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva