Exército apoia população atingida pelas chuvas

Operação de Defesa Civil

Publicado em 29/02/2024 15h09 | Atualizada em 02/03/2024 16h58

1° PEF (Marechal Thaumaturgo)

Brasília (DF) – Há uma semana, o Exército Brasileiro trabalha nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste em apoio às comunidades atingidas pelas chuvas. A Força mantém-se em permanente prontidão para oferecer resposta imediata nas regiões atingidas por alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra. Quando há necessidade, as Forças Armadas são acionadas por governos estaduais ou municipais e atuam prontamente em parceria com a defesa civil e demais órgãos locais.

Cheias no Acre
Na região Norte, fortes chuvas levaram à cheia da Bacia do Rio Acre, colocando 17 municípios em situação de emergência. 

A população indígena da região de Marechal Thaumaturgo recebeu o apoio humanitário do 1º Pelotão Especial de Fronteira. Os militares realizaram a entrega de cestas básicas a mais de cem famílias, além de transportar moradores das áreas alagadas para locais seguros. 

Já no município de Santa Rosa do Purus (AC), um destacamento atendeu prontamente à população, após as chuvas devastarem a região. Militares de unidades do Comando Militar da Amazônia também atuam nos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil. As equipes utilizam barcos e viaturas terrestres para transportar pessoas e materiais.

Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Em Paracambi (RJ), as chuvas frequentes resultaram em alagamentos e transbordamento de rios, com pessoas ilhadas e muitas perdas materiais. Imediatamente, 50 militares do Depósito Central de Munições, sediado no município, foram mobilizados para o socorro emergencial das vítimas. Utilizando uma viatura autobomba tanque e duas viaturas de transporte de material e pessoal, os soldados resgataram pessoas atingidas, como idosos acamados, além de fazer o traslado de animais domésticos e de bens materiais.

Nos dias seguintes, 30 militares do 5º Grupamento de Engenharia, do Rio de Janeiro, juntaram-se ao esforço com viaturas especializadas e equipamentos pesados de engenharia, como escavadeiras, trator multi-uso, trator de esteira e carregadeira. Até o momento, as ações se concentram na remoção de entulho e desobstrução de vias. O Exército trabalha em parceria com a Marinha, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e Defesa Civil.

Paulo Afonso (Bahia)
Após o decreto municipal de Estado de Emergência, em virtude das fortes chuvas, militares da 1ª Companhia de Infantaria iniciaram a ação emergencial de apoio à defesa civil, sobretudo na zona rural de Paulo Afonso (BA), A unidade prestou o apoio logístico de transporte de mantimentos e artigos de primeira necessidade, bem como no transporte das equipes multidisciplinares, compostas por médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Ao todo, foram empregados 36 militares, 4 caminhões 4x6 de 5 toneladas de carga, 5 jeeps 4x4 de 3/4 de toneladas de carga, 1 caminhão caçamba basculante, além de outros equipamentos. A atuação do Exército tem sido fundamental para a população, especialmente para os moradores da zona rural. 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado