Exército apoia abastecimento de água no Rio Grande do Sul

Operação Taquari 2

Publicado em 21/05/2024 18h00 | Atualizada em 22/05/2024 15h28

Porto Alegre e Sapucaia do Sul (RS) – O Exército Brasileiro apoia diversos municípios do Rio Grande do Sul para normalizar o abastecimento de água, afetado pelas chuvas e inundações que atingiram as estações de tratamento.

Em Porto Alegre, o Exército apoiou no translado de um motor até a estação de bombeamento de água Bruta Moinhos de Vento, que abastece a Estação de Tratamento de Água da região. O motor, que pesa quatro toneladas, veio de Santa Catarina, com o apoio do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada e do Departamento Municipal de Água e Esgoto.

A ação aumenta a capacidade da estação de bombeamento, permitindo que a vazão passe de 500 para 1000 litros por segundo, permitindo abastecer bairros que ainda estão sem água.

No município de Sapucaia do Sul, militares do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado colaboram com a prefeitura no abastecimento de água  potável em diversos pontos estratégicos. Essa ação é realizada diariamente, levando água a mais de dez postos de saúde e a uma escola municipal, além de abastecer os bairros mais afetados da cidade.

Segundo a companhia de abastecimento, são 132 mil imóveis sem água nos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.

Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável. Confira o balanço da Operação

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado