Exército abrilhanta comemorações do 7 de Setembro pelo Brasil - Notícias
Exército abrilhanta comemorações do 7 de Setembro pelo Brasil
Coesão
Comando Militar do Planalto
Brasília (DF) – O Dia da Independência foi celebrado em várias cidades brasileiras, com participação marcante de tropas do Exército abrilhantando a ocasião. Por todo o território nacional, integrantes da Força Terrestre foram destaque durante desfiles cívico-militares de 7 de Setembro, quando ficou claro no semblante de cada um deles o orgulho em ser militar. Ao lado das demais Forças Singulares e Auxiliares, que também desfilaram, o Exército apresentou ao público que compareceu às cerimônias representações de suas tropas, além de equipamentos, armamentos e viaturas. Tudo para celebrar os 203 anos da Independência do Brasil, a nossa data magna, ao lado da sociedade.
Amazônia: o valor do soldado indígena
Em Manaus (AM), tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA) desfilaram no sambódromo. Em outras guarnições do CMA, como em Tefé e São Gabriel da Cachoeira, foram marcantes as imagens de soldados de diversas etnias indígenas totalmente integrados ao Exército, ostentando com orgulho a farda verde-oliva.
Leste: paraquedistas e tropas de montanha
O desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro ocorreu na Avenida Presidente Vargas, centro da capital fluminense. Tropas paraquedistas, características do Comando Militar do Leste, chamaram a atenção do público presente. Também se destacaram as tropas de montanha, como em São João Del-Rei (MG) e Petrópolis (RJ). Já os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), além de desfilarem em Resende (RJ), representaram o estabelecimento de ensino com representações em outras cidades do país.
Nordeste: soldados de caatinga presentes
Um grande público prestigiou o desfile cívico-militar no Recife. Cerca de 3.750 militares desfilaram na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira. Destaque para as tropas trajando o uniforme para operações em ambiente de Caatinga, marca do Comando Militar do Nordeste, além da presença do veterano da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Souza. Tiros de Guerra por toda a região também desfilaram no Dia da Pátria, a exemplo de Pesqueira (PE).
Norte: população celebra desfile das tropas do Exército
Em diversas guarnições do Comando Militar do Norte, o Exército foi representado durante os desfiles cívico-militares. Em Belém (PA), mais de 20 mil pessoas prestigiaram o desfile na Avenida Presidente Vargas. A população também aplaudiu a passagem das tropas em cidades como Altamira (PA), Imperatriz (MA), Itaituba (PA), Macapá (AP), Marabá (PA) e Tucuruí (PA), onde o Exército é presença marcante na Amazônia Oriental.
Oeste: Colégio Militar de Campo Grande marca presença
A participação dos alunos do Colégio Militar de Campo Grande foi um dos destaques do desfile cívico-militar realizado na rua 13 de maio, Centro, capital de Mato Grosso do Sul. Em outras guarnições do Comando Militar do Oeste, como Cuiabá (MT) e Corumbá (MS), o Exército também foi presença marcante nas comemorações.
Planalto: Dragões da Independência e pirâmide humana
O desfile de 7 de setembro na capital do Brasil ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Tropas do Comando Militar do Planalto abrilhantaram a ocasião, com as tradicionais passagens dos Dragões da Independência (1º Regimento de Cavalaria de Guardas) e a pirâmide humana sobre uma motocicleta formada por militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
Sudeste: público lota o Anhembi
Um grande público compareceu ao desfile das tropas do Comando Militar do Sudeste, no sambódromo do Anhembi, na capital paulista. Já na Baixada Santista, também no estado de São Paulo, nem a chuva impediu a forte presença popular durante as comemorações do Dia da Independência.
Sul: desfile à beira do Guaíba
Em Porto Alegre (RS), o 7 de Setembro foi comemorado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, orla do Guaíba, com destaque para as tropas do Comando Militar do Sul (CMS). A data máxima do país também foi celebrada com vibração em outras guarnições do CMS, a exemplo de Curitiba (PR) e Cruz Alta (RS).
Junte-se a nós, ingresse no Exército Brasileiro
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: CCOMSEx