Exercícios de experimentação doutrinaria testam desempenho de viaturas adotadas por unidades mecanizadas - Notícias
Exercícios de experimentação doutrinaria testam desempenho de viaturas adotadas por unidades mecanizadas
Ciência e tecnologia
Brasília (DF) – O Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia (DA-DCT) participou de exercícios militares visando avaliar o desempenho das novas viaturas adotadas recentemente pelas unidades mecanizadas do Exército Brasileiro.
Os Pelotões de Exploradores, responsáveis pelo uso das viaturas VBMT LSR 4X4 Guaicurus, participaram do exercício, que incluiu missões de reconhecimento, transposição de cursos d’água, observação e localização de alvos, além de outras atividades típicas das tropas mecanizadas.
O adestramento foi medido a partir da execução em conjunto com a Viatura Leve de Reconhecimento - ½ Ton Agrale Marruá, que já faz parte do arsenal do Exército. Com os resultados obtidos, serão feitas atualizações nos manuais de instrução e operação das viaturas e serão propostas melhorias na doutrina de emprego dos Pelotões de Exploradores.
O uso eficaz dessas viaturas por unidades especializadas, juntamente com a análise de especialistas, contribui para aprimorar a capacidade operacional da Força Terrestre.
As atividades, no contexto da Experimentação Doutrinária, ocorreram no período de 16 a 27 de outubro, na área do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e nas dependências do 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB), em Santa Maria.
Militares da Seção de Fabricação do DA-DCT acompanharam de perto o exercício de experimentação doutrinária da VBMT LSR 4X4 Guaicurus. Essa iniciativa envolveu equipes do Pelotão de Exploradores dos 30°, 33° e 34° Batalhões de Infantaria Mecanizada, o 29º Batalhão de Infantaria Blindada, e uma equipe de manutenção do 4° Batalhão Logístico.
Além disso, participaram do evento o Centro de Instrução de Blindados, o Centro de Adestramento Sul, o 9° Regimento de Cavalaria Blindada e unidades de transporte. Além das organizações militares, também estiveram presentes líderes de Assistência Técnica da Iveco Defense Vehicles e especialistas da ZF do Brasil Ltda, juntamente com militares do Comando Militar do Sul, da Diretoria de Fabricação e do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército e 3ª DE