Estado-Maior do Exército tem novo chefe

Órgão de Direção Geral

Publicado em 26/04/2024 14h36 | Atualizada em 29/04/2024 10h13

Cap Edvaldo (CCOMSEx)

Brasília (DF) – Em uma cerimônia realizada no dia 26 de abril de 2024, o General de Exército Fernando José Sant’Ana Soares e Silva transmitiu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (EME) para o General de Exército Richard Fernandez Nunes. A solenidade ocorreu no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército.

O evento contou com a presença de antigos chefes do EME, reforçando a continuidade e a tradição do comando. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e conduzida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Durante a solenidade, foi realizada a inauguração do retrato do General Soares na galeria dos Chefes do EME. As galerias foram instituídas com a finalidade de preservar parte da história e das tradições. O General Richard afirmou que a reputação do chefe sucedido está marcada em organizações militares da Força. “A sua fotografia já se encontra em outras organizações do nosso Exército. Naquelas em que o senhor não comandou, mas serviu, não há uma fotografia, mas lá está a sua reputação consolidada”.

Após mais de 49 anos de serviço ativo no Exército, o General Soares vai para a reserva. Durante a despedida, ele valorizou os homens e mulheres da Força, em especial, os 18 militares falecidos durante um terremoto em 12 de janeiro de 2010 no Haiti. Ele também reforçou o valor da abnegação, próprio da carreira militar. “Neste momento, de Jaguarão no Rio Grande do Sul a Clevelândia do Norte no Amapá, bandeiras do Brasil tremulam nos mastros de nossos quartéis na fronteira, indicando que essa terra tem dono. Esses Militares privam a si e a suas famílias para garantir a defesa da Pátria”. 

A cerimônia de passagem de comando é um marco importante para o Exército, simbolizando a continuidade do trabalho e a renovação da liderança. É um momento de reconhecimento do trabalho realizado e de expectativa para os novos desafios que se apresentam ao novo Chefe do EME.

O Estado-Maior do Exército, Órgão de Direção Geral, é o responsável pela elaboração da Política Militar Terrestre, pelo planejamento estratégico e pela expedição de diretrizes que orientem o preparo e o emprego da Força Terrestre, visando ao cumprimento da Missão e à consecução da Visão de Futuro do Exército Brasileiro. Conheça mais atividades do EME acessando o site www.eme.eb.mil.br.

 

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado