Dia do Serviço de Saúde do Exército é celebrado com solenidade e Congresso de Saúde em Salvador

Escola da Saúde e Formação Complementar do Exército

Publicado em 30/05/2025 10h12 | Atualizada em 30/05/2025 13h23

Formatura

6ª Região Militar

Salvador (BA) – A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) sediou na terça-feira, dia 27 de maio, uma solenidade em alusão ao Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. A atividade, que foi organizada pela 6ª Região Militar, reuniu autoridades civis e militares, bem como acadêmicos e profissionais de saúde de diversas regiões do País.

O Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro é comemorado em 27 de maio em homenagem ao nascimento de seu patrono, o Tenente Coronel Médico João Severiano da Fonseca, que se destacou na medicina militar, como intelectual e servidor público. Severiano da Fonseca participou ativamente de campanhas como a Guerra da Tríplice Aliança, onde atuou como cirurgião de campanha e foi responsável por importantes reformas sanitárias no Exército. Sua trajetória exemplar, marcada pela dedicação à saúde dos combatentes e pelo pioneirismo na organização dos serviços médicos militares, levou à escolha de sua data de nascimento para simbolizar a relevância e o compromisso do Serviço de Saúde com a preservação da vida e da eficiência operativa das tropas brasileiras.

As comemorações reforçaram, ainda, a importância histórica da Bahia como berço da saúde militar no Brasil. Foi em Salvador, em 1808, que o Príncipe Regente Dom João instituiu o Hospital Real Militar da Bahia e a Escola de Cirurgia, ambos localizados na Praça Terreiro de Jesus. Essas instituições foram pioneiras na história hospitalar e no ensino médico do País, consolidando a capital baiana como marco da medicina militar nacional.

Atualmente, essa missão é perpetuada pela ESFCEx, responsável pela formação dos oficiais do Serviço de Saúde do Exército. A escola cumpre um papel essencial na promoção da higidez da tropa e na manutenção da capacidade operacional da Força Terrestre.

A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, integrantes do Alto-Comando do Exército, do Diretor de Saúde, General de Divisão Médico Marco Aurélio Nunes Pereira e do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro.

Na oportunidade, o Comandante do Exército fez o seguinte destaque: “Vocês são os anjos da guarda, por opção, que escolheram fazer esse trabalho. Vocês são os anjos da guarda abnegados que estiveram na linha de frente da pandemia de Covid -19. Nós nos orgulhamos de cada um de vocês.”


 


II Congresso de Saúde Militar

Além da solenidade comemorativa, o evento marcou a abertura oficial do II Congresso de Saúde Militar, que teve como objetivo apresentar as diretrizes do Departamento Geral de Pessoal (DGP) referentes à sustentabilidade do Sistema de Saúde do Exército, divulgar as novas tecnologias entre os profissionais de saúde e gestores das organizações militares, além de servir como um espaço para compartilhamento de conhecimento técnico-científico e promoção das boas práticas na área da saúde.

Entre os temas abordados estão a inovação em práticas assistenciais, a gestão de recursos e a ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade. A programação inclui palestras, painéis e apresentações científicas, envolvendo especialistas, gestores e representantes das organizações militares de saúde de todo o Brasil.

Acesse texto alusivo ao Dia do Serviço de Saúde

Junte-se a nós!

 

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte: Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército

Conteúdo Relacionado