Escola de Inteligência Militar do Exército sedia curso de geointeligência para operações de paz - Notícias
Escola de Inteligência Militar do Exército sedia curso de geointeligência para operações de paz
Capacitação
Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx)
Brasília (DF) – Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, na cidade de Brasília, a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) sediou o Curso de Geointeligência para Operações de Paz (GPKI), capacitação internacional voltada à aplicação de Geointelingência em operações de paz.
O curso contou com a participação de 10 profissionais, representantes de missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), oriundos de diversos países, como Paquistão, Polônia, Reino Unido, Peru, Mongólia, Gana, Egito, Espanha e Brasil; e dois instrutores da Academia de Inteligência de Operações de Paz da ONU (PKIA).
A pluralidade de nacionalidades reforça o caráter multinacional do treinamento, essencial para a troca de experiências entre militares e civis que atuam ou atuarão em missões de paz no âmbito da ONU. Dentre os alunos, seis eram militares e quatro civis, refletindo o modelo híbrido das atuais missões de paz, com a colaboração de diferentes perfis profissionais.
O GPKI emprega técnicas de análise de Geointelingência aplicadas em operações de paz em zonas de conflito. Durante o curso, os alunos utilizaram ferramentas de geoprocessamento, análise de imagens, coleta de dados e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
O intercâmbio entre a ONU e o Exército Brasileiro representa uma valiosa oportunidade de fortalecimento mútuo, promovendo a integração de conhecimentos, o aperfeiçoamento técnico-profissional e o alinhamento com os padrões internacionais de atuação em missões de paz. Ao sediar o GPKI, o Exército Brasileiro reafirma seu compromisso com a diplomacia militar, a cooperação multilateral e a promoção da paz global.
Fonte: Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx)