ESA homenageia Sargento Max Wolf Filho em celebração histórica dos 114 anos de seu nascimento - Notícias
ESA homenageia Sargento Max Wolf Filho em celebração histórica dos 114 anos de seu nascimento
Coesão
ESA
Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) prestou uma emocionante homenagem ao Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ao celebrar os 114 anos de seu nascimento. A cerimônia, marcada por reverência e reconhecimento, reuniu militares, familiares de ex-combatentes e autoridades civis e militares, em uma reverência à memória de um dos mais destacados líderes da história militar brasileira.
Tributo aos patrulheiros da FEB
Durante a solenidade, a ESA recebeu os familiares do 2º Sargento Nilton José Faccion e dos Soldados Antonio de Sá Rodrigues, Benedito Vitalino, José Berberino dos Santos e Aniceto Cavassana — patrulheiros que integraram a histórica missão comandada por Max Wolf Filho em Maserno, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Presidiu a cerimônia o General de Brigada Carlos Marcelo, Comandante da ESA, abrilhantada com a presença do General de Divisão Rosty, Assessor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, do General de Brigada Mandim, Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e do Coronel Maurílio, Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, batalhão que leva o nome do sargento-homenageado; além de outras autoridades civis e militares.
Música, medalhas e memória
Um dos momentos mais simbólicos foi a execução do “Dobrado Sargento Max Wolf Filho, Rei dos Patrulheiros”, composição do Subtenente e Mestre de Música Aldecir Lobato Silva. A obra foi oficialmente incorporada ao acervo musical do Exército em 26 de maio de 2025, pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército.
Na mesma ocasião, os Subtenentes Biavatti, Jaime, Lobato, Adriano Paiva e Paulino foram agraciados com a Medalha Sargento Max Wolf Filho, em reconhecimento ao seu comprometimento com os valores militares e a preservação da memória histórica.
Reverência e continuidade
A programação contou ainda com a aposição de flores nas estátuas dos militares que compuseram a patrulha de Max Wolf Filho, em um gesto de profundo respeito conduzido pelo General Carlos Marcelo, acompanhado dos familiares dos homenageados.
Ao celebrar os 114 anos de nascimento do Sargento Max Wolf Filho, a ESA reafirma seu compromisso com a valorização da história, a exaltação das tradições e o fortalecimento da coesão entre as gerações de militares. Mais que uma cerimônia, o evento foi um tributo à bravura, ao sacrifício e ao legado de um verdadeiro herói da Pátria.
Assista ao vídeo Sargento de Carreira: A Jornada
Veja o alusivo ao Dia do Veterano
Saiba mais sobre a Força Expedicionária Brasileira
Acesse a linha do tempo da Força Expedicionária Brasileira
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Escola de Sargentos das Armas (ESA)