Engenharia orgulha-se de sua participação na FEB

Teatro de Operações da Itália

Publicado em 26/09/2024 17h10 | Atualizada em 26/09/2024 17h49

Brasília (DF) – A História Militar reserva um capítulo para a Engenharia na Força Expedicionária Brasileira (FEB). Foi uma jornada com muitos desafios e cheia de trabalhos que enchem de orgulho todos os brasileiros. O Departamento de Engenharia e Construção do Exército, o Centro de Documentação do Exército, o Centro de Comunicação Social do Exército e a  Biblioteca do Exército têm colaborado com a preservação dessa história com diversos produtos, principalmente no biênio 2024-2025.

Destacamos a reedição do livro Quebra-Canela, que discorre sobre os trabalhos desenvolvidos pela 2ª Companhia de Engenharia de Combate (2ª Cia E Cmb), orgânica do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb), integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A organização militar atuou no Teatro de Operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Mas, você pode conhecer melhor como foi o papel da Engenharia Militar do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Para isso, basta ouvir o Braço Forte #184 – FEB 80 ANOS – “A Engenharia possibilita vitórias”. Neste episódio, o Coronel Veterano Paulo Gilmar Marques Berguenmayer, ex-professor da Academia Militar das Agulhas Negras e Assessor Especial do Departamento de Engenharia e Construção da Força Terrestre, abordou o percurso da Engenharia Militar no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Numa conversa de quase 50 minutos, o Coronel Berguenmayer, que trabalha há anos com essa temática, fala sobre os desafios do preparo, dos embarques, das capacitações, das operações antes, durante e depois da Guerra na Itália, com o conhecimento de quem estuda muito o tema, participando de eventos no Brasil e no exterior sobre o assunto.

Por fim, o episódio #184 do Braço Forte conta com um "pinga fogo" sobre importantes personagens: Mascarenhas de  Morais, Floriano Müller, Raul da Cruz Lima Júnior, Luís Ribeiro Pires e o índio Terena Aurélio Jorge, entre outros. E você ainda vai ficar sabendo sobre os eventos programados referentes à participação da Engenharia na FEB. Vale a pena conferir aqui no site do Exército ou no seu agregador de áudio preferido.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado