Engenharia apoia ação preventiva no Rio Sapucaí - Notícias
Engenharia apoia ação preventiva no Rio Sapucaí
Engenharia em ação
CML
Itajubá (MG) – Cerca de trinta militares do 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb), Batalhão Pontoneiros da Mantiqueira, apoiaram o município de Itajubá na retirada de resíduos sólidos, como galhos de árvores, dos pilares de sustentação de quatro pontes do Rio Sapucaí. A ação preventiva foi desencadeada devido ao aumento do volume de chuvas na região.
Durante a ação, foram utilizados equipamentos de engenharia, caminhões caçamba e com sistema de guindaste, viaturas 5 Ton e embarcações. O objetivo é garantir a fluidez adequada das águas, além de prevenir potenciais problemas causados pelo acúmulo de materiais.
Ao todo, foram desobstruídas quatro pontes. O Rio Sapucaí nasce na cidade Campos do Jordão, no estado de São Paulo, e deságua no Lago de Furnas, em Minas Gerais.
A Engenharia Militar Brasileira
A Engenharia divide-se em duas vertentes: de combate e de construção. A de combate apoia as armas-base, facilitando o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos à progressão e, ainda, dificultando o movimento do inimigo. A Engenharia de Construção, em tempo de paz, colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras.
Por todo o Brasil, a Engenharia Militar Brasileira abre caminhos, lança trilhos, pereniza rios e efetua travessias, alinhada às melhores práticas de gestão ambiental e sustentabilidade. Num contexto de guerra, como arma de apoio, tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate.
Conheça mais sobre a Arma de Engenharia
Fonte: Comando Militar do Leste