Encontro de viaturas militares antigas celebra os 80 anos da FEB

Viagem no tempo

Publicado em 07/11/2024 14h08 | Atualizada em 07/11/2024 14h12

Vinhedo (SP) – O XVII Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas promoveu uma verdadeira viagem no tempo, celebrando a história e o patrimonio cultural militar do Brasil. Realizado em Vinhedo, de 1º e 3 de novembro, o encontro reuniu autoridades e entusiastas para uma imersão no passado e presente da frota de veículos do Exército Brasileiro.

Os visitantes puderam contemplar viaturas militares desde a época da Revolução Constitucionalista de 1932 e da 2ª Guerra Mundial até os blindados modernos empregados atualmente pelo Exército Brasileiro. A riqueza de detalhes dos veículos restaurados encantou e estimulou o interesse pela história militar.

Para a edição deste ano, o destaque ficou por conta das comemorações dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. A campanha do Brasil na Itália foi tema de palestras, encontros com historiadores e familiares de veteranos. O público pôde conhecer mais sobre a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial e homenagear os pracinhas que lutaram por democracia, liberdade e paz mundial.
 


Alunos do Curso de Cavalaria participam da exposição
Os alunos do curso de Cavalaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo participaram do evento com um estande informativo sobre as formas de ingresso no CPOR e no Exército Brasileiro, oferecendo ao público uma visão abrangente sobre a tradição e a excelência das escolas de formação militar. O Colégio Militar de São Paulo também esteve no pavilhão de exposições com um estande.
 

Imersão na Cultura Militar
Além da exposição de viaturas e das atividades relacionadas à FEB, a exposição ofereceu uma programação diversificada, com apresentações culturais, demonstrações de equipamentos militares, atividades de escotismo e rádio amador. Essas atividades ajudaram a aproximar o público jovem da cultura militar e de valores como civismo e respeito à natureza. A feira de plastimodelismo e antiguidades militares também atraiu colecionadores e entusiastas.

O Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas se consolidou como importante evento no calendário de preservação histórica do Brasil, proporcionando uma experiência única de contato com a história e a cultura militar. O evento valorizou a memória e destacou a importância do Exército brasileiro na construção da nação brasileira.
 

​​​​​​
Entre as autoridades presentes, participaram do Encontro o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, e o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho. Durante a solenidade de abertura, personalidades civis e militares que se destacaram na preservação da história militar brasileira foram agraciadas com a Medalha Combatente da Força Pública, em reconhecimento ao compromisso com a memória e com os valores do País.
 

Fonte: Comando Militar do Sudeste

Conteúdo Relacionado