Oficiais do Quadro do Estado-Maior concluem estágio de Defesa Cibernética

Escola Nacional de Defesa Cibernética

Publicado em 14/07/2024 11h00 | Atualizada em 14/07/2024 11h04

Escola Nacional de Defesa Cibernética

Brasília (DF) – No período de 1º a 5 de julho, a Escola Nacional de Defesa Cibernética conduziu, pela segunda vez, na modalidade presencial, o Estágio de Defesa Cibernética para Oficiais do Quadro do Estado-Maior da Ativa (QEMA). O objetivo é qualificar os oficiais do Exército Brasileiro para cargos e funções de níveis decisórios e de assessoria, que exijam conhecimentos e práticas em defesa cibernética.

Simultaneamente, o estágio também é conduzido na modalidade de Ensino à Distância (EaD), no período de 1º de julho a 30 de agosto, para os oficiais do QEMA servindo nas mais diversas guarnições militares do país. Ao todo, são capacitados 20 oficiais superiores na modalidade presencial e 20 na modalidade EaD.

A abertura do Estágio foi realizada pelo General de Divisão Alan Denilson Lima Costa, Comandante de Defesa Cibernética e, na sequência, durante toda a semana, os alunos foram orientados na execução de diferentes trabalhos, como membros da Subseção de Guerra Cibernética da Seção de Operações (D-3) do Estado-Maior Conjunto do Comando Operacional, no contexto de uma operação militar de emprego conjunto das Forças Armadas.

No total, foram 110 horas de estágio, que abordaram os conteúdos: Fundamentos, Doutrina Conjunta, Aspectos Jurídicos, Ações Cibernéticas e Organização e Emprego da Cibernética em apoio às Operações.

Na Cerimônia de Encerramento, os concludentes receberam seus diplomas e os distintivos do Estágio, e foi inaugurada uma placa com os nomes da turma na galeria dos Cursos e Estágios conduzidos pela Escola Nacional de Defesa Cibernética.

Fonte: Escola Nacional de Defesa Cibernética

Conteúdo Relacionado