Solenidade marca a abertura do Ano Cultural 2024

Patrimônio, história e cultura

Publicado em 29/02/2024 13h48 | Atualizada em 29/02/2024 16h53

Sd Farias

Rio de Janeiro (RJ) – Com a finalidade de iniciar as atividades que visam o fortalecimento da cultura e da história da Força Terrestre, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro (DPHCEx) realizou no dia 23 de fevereiro, no auditório do Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, a solenidade que marcou a Abertura do Ano Cultural. 

O evento é uma formalidade anual para apresentar as principais atividades culturais e os projetos da Diretoria para o ano. O evento também estreita o relacionamento entre militares e instituições civis relacionados à história e cultura. 

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General Richard Fernandez Nunes, abriu o evento e enfatizou o papel da Diretoria. “A DPHCEx é uma Diretoria do nosso Departamento que tem por missão preservar os valores, divulgá-los e permitir que nós os cultuemos”, declarou. 

Em seguida, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General Luciano Antonio Sibinel, apresentou os projetos para o ano de 2024 e destacou a importância do evento. “Essa cerimônia marca a abertura dos trabalhos culturais para o ano de 2024, que tem como tema central os 80 anos da Força Expedicionária”, pontuou. O evento contou ainda com uma palestra sobre “A arte produzida pelos pracinhas”, proferida pelo professor do King's College London, Dr Vinicius Mariano de Carvalho.

O Ano Cultural da DPHCEx 
Confira algumas das ações previstas para 2024 pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural.

• Em março, é celebrado o aniversário da Diretoria. O evento destaca os trabalhos realizados no último ciclo, e conta ainda com o o momento “Amigos da DPHCEx”, destinado a prestigiar militares e civis que colaboraram com os trabalhos produzidos.

• Em maio, acontece o XV Encontro do Sistema Cultural do Exército, com duração de cinco dias. O encontro reúne representantes de todos as regiões país para um intercâmbio de informações e estudos sobre a cultura e a história da Força Terrestre. 

• Em julho, uma exposição no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, celebrará os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasil, Durante o mês, ocorrerá também uma grande formatura para homenagear a memória dos bravos heróis em defesa da nossa Pátria. 

• Em agosto, acontece a Troca da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, conhecido também como o “Monumento aos Pracinhas”, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público. 

O calendário inclui, ainda, uma viagem de estudiosos à Itália, com a finalidade de gerar novas pesquisas sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB). 

A Biblioteca do Exército também estará presente em importantes eventos literários nacionais: Feira do Livro de Porto Alegre (RS), Feira do Livro de Resende (RJ), Bienal do Livro na Bahia e Festa Literária Internacional de Paraty (RJ).

Sobre a DPHCEx
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro é responsável pelo Sistema Cultural do Exército. Sua missão é preservar e divulgar a história e a cultura militar. Também tem o dever de relacionar, planejar, dirigir, coordenar, acompanhar, ampliar e controlar a preservação e a divulgação do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial de interesse da Força Terrestre. 

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, por Aspirante Tainá Oliveira

Conteúdo Relacionado