Diretoria lança selo em comemoração aos 80 anos do embarque da FEB - Notícias
Diretoria lança selo em comemoração aos 80 anos do embarque da FEB
DPHCEx
DPHCEx
Rio de Janeiro (RJ) – A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), em uma cerimônia realizada no Centro Cultural Correios, local no qual está a exposição “E a cobra fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”, no Rio de Janeiro, fez o lançamento de um selo em homenagem aos 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A ação foi realizada por meio de uma parceria com os Correios, e marcou as comemorações pela data que celebra a ida dos nossos pracinhas para a Segunda Guerra Mundial em busca da liberdade e democracia.
Dados históricos contam que muitos militares que foram para o Teatro de Operações da Itália mantinham contato com seus familiares e amigos por meio de cartas. Em uma época em que a internet e celulares não faziam parte do cotidiano da sociedade, aquela era uma maneira de matar a saudade e comunicar as notícias do solo italiano. Muitos postais são marcados por selos, com temáticas diversas e, muitas vezes, responsáveis por contarem a história de uma nação e levarem a cultura de um povo além dos oceanos.
A ocasião foi marcada pela presença do Diretor do PHCEx, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Subcomandante do Museu Histórico e Forte de Copacabana (MHEx/FC) Coronel Paulo Andre Gomes de Mello, o Superintendente dos Correios do Rio de Janeiro, Sr Paulo Cesar Penha da Silva Junior e a sobrinha-neta da Capitão enfermeira da FEB Virgínia Portocarrero, Renate Marie Denise Colman Avanzi Portocarrero, e demais militares e civis.
Durante o evento o General Sibinel, agradeceu pelo apoio recebido para o lançamento desse projeto. “Nós somos muito gratos aos Correios pela parceria para fazer a Exposição, que tanto marcou as comemorações dos 80 anos da FEB, e agora o lançamento do selo. Essas ações fortalecem o legado dos nossos pracinhas e compartilham com o público civil a grandiosidade da nossa trajetória na Segunda Guerra Mundial”, comentou.
O Superintendente dos Correios do Rio de Janeiro, Paulo Cesar Penha da Silva Junior destacou que o objetivo do lançamento também é engrandecer a memória e os feitos dos nossos heróis brasileiros na Itália. “Os Correios tem a importante missão de registrar e perpetuar, por meio da filatelia, os fatos e momentos históricos que marcam a história do nosso Brasil. O lançamento deste selo é um testemunho do papel essencial que a FEB desempenhou no meio militar e nacional. Além disso, também é uma forma de reconhecer aqueles que serviram com tanta honra e distinção”, pontuou.
Representando os familiares dos “Febianos”, a sobrinha-neta da Capitão enfermeira da FEB Virgínia Portocarrero, Renate Marie Denise Colman Avanzi Portocarrero, declarou a sua emoção e orgulho em participar daquele momento. “Me sinto muito honrada em estar no lançamento deste selo comemorativo pelos Correios. Têm uma representatividade muito grande na divulgação da FEB. O selo é uma via de fácil acesso para a população, e é muito significativo ter uma ação como essa em um meio civil. Presenciamos aqui um fato histórico”.
Exposição “E a cobra fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”
Para celebrar os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira para a Segunda Guerra Mundial, e homenagear a trajetória dos homens e mulheres que dedicaram suas vidas no Teatro de Operações da Itália, a Diretoria do Patrimônio Histórico do Exército promove a exposição “E a cobra fumou - O Brasil na Segunda Guerra Mundial”, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.
A exposição é composta por um amplo acervo que fala sobre as conquistas e a trajetória heroica do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além disso, é responsável por engrandecer a memória dos nossos “pracinhas” e relembrar os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira.
Para quem estiver interessado em conferir, a exibição ficará disponível até o dia 10 de agosto.
Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército