Dia do Pantanal - Notícias
Dia do Pantanal
12 de novembro
Centro de Comunicação Social do Exército
No dia 12 de novembro, é celebrado o Dia do Pantanal, data que destaca a importância da maior planície alagável do mundo para o planeta. Apesar de também estar presente na Bolívia e no Paraguai, o bioma possui mais de 60% de sua extensão dentro do Brasil. Para o Exército Brasileiro, o Pantanal é muito mais do que parte importante do território nacional: é uma riqueza ambiental e sociocultural muito particular da nossa fronteira oeste, que torna o dever de protegê-la e preservá-la uma missão nobre.
Por meio do Comando Militar do Oeste (CMO), o Exército Brasileiro defende e preserva a área do Pantanal com atuação em missões constitucionais de defesa da Pátria, com o combate a crimes transfronteiriços e ambientais e com ações de apoio a comunidades locais. Três grandes unidades subordinadas ao CMO garantem a presença da Força ao longo da extensa fronteira: a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cuiabá (MT); a 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, em Corumbá (MS) e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Força de Prontidão do Exército Brasileiro, localizada em Dourados (MS).
A extensa fronteira de Pantanal defendida pelo Exército inclui ainda grandes comandos subordinados ao CMO, tais como a 9ª Região Militar, o 3º Grupamento de Engenharia e o 9º Grupamento Logístico, além de outras unidades militares estrategicamente posicionadas ao longo da fronteira. Para defender e proteger cada vez melhor o oeste brasileiro e o Pantanal, o Exército reafirma seu compromisso com o preparo para os desafios do futuro com a operação, na área, de equipamentos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o SISFRON.
Presente no brado e nos uniformes das tropas preparadas para protegê-lo, o Pantanal é fundamental para a missão do Exército Brasileiro e parte vital e indispensável do Brasil.
Assista ao vídeo:
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Siga o canal do Exército Brasileiro no Telegram
-
Foto: Centro de Comunicação Social do Exército
-
Foto: Centro de Comunicação Social do Exército
-
Foto: Centro de Comunicação Social do Exército
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército