Exército comemora Dia de Proteção às Florestas

17 de julho

Publicado em 17/07/2024 14h36 | Atualizada em 17/07/2024 16h15

Brasília (DF) – Neste dia 17 de julho, o Brasil comemora o Dia de Proteção às Florestas. A data remete à importância do Exército Brasileiro na vigilância e proteção constante das nossas matas e florestas, uma área que abrange quase 500 milhões de hectares e que correspondente a 58% do território nacional.

No Exército, a gestão ambiental de uma área de 24 mil km², com 22 mil imóveis e 167 campos de instrução fica a cargo da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente. Esses espaços preservam as características naturais da paisagem, o que oferece um ambiente ideal para o desenvolvimento de atividades militares, como o preparo e o emprego de tropas.

A Força Terrestre está na vanguarda da proteção florestal desde o Período Colonial. Em 1811, foi determinado ao Exército o estabelecimento de um Jardim Botânico no Rio de Janeiro para dar a conhecer a cultura, cultivo e propagação de plantas nativas e exóticas, e para fomentar a criação de bosques artificiais. A medida marca o início da institucionalização da conservação ecológica no país. Durante o período Imperial, o Exército ficou a cargo da recuperação e preservação da Floresta da Tijuca e, já na República, cuidou da criação do Campo de Instrução de Gericinó, em grande área preservada da Mata Atlântica. Além disso, o renomado militar e sertanista Marechal Rondon produziu extensos estudos ambientais, etnográficos, botânicos, zoológicos e geológicos, que fomentaram a preservação de nossas florestas.

Atualmente, militares do Exército atuam em todo o território nacional combatendo crimes ambientais como o garimpo, caça e extração ilegal de madeira, por meio de operações como a Ágata e Verde Brasil. Além disso, a atuação coordenada com outras agências resultam em ações preventivas e repressivas constantes contra delitos ambientais, desmatamento e focos de incêndio.

Em 2023, foram lançadas as diretrizes para o projeto Uma árvore para cada soldado, da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, subordinada ao Departamento de Engenharia e Construção do Exército. O projeto já alcançou a marca de 331.521 árvores plantadas em todas as organizações militares da Força. A ação visa fortalecer a consciência ambiental junto à tropa e à sociedade, bem como preservar os biomas nacionais.

As florestas brasileiras dividem-se em 19 tipologias, com fitofisionomias próprias de seus biomas e com quantidade considerável de espécies endêmicas. Juntas, elas abrigam 10% de todas as espécies de plantas terrestres conhecidas, colocando o Brasil no topo dos 18 países mega diversos.

A data de 17 de julho foi escolhida para promover a proteção das florestas em virtude do Dia do Protetor das Florestas – o Curupira –, personagem emblemático do folclore brasileiro, conhecido por cuidar das matas do país. O Exército Brasileiro celebra a data, reforçando o seu compromisso com a salvaguarda do nosso patrimônio ambiental.

 

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Conteúdo Relacionado