Destacamento Especial de Fronteira de Waikás combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Operação Catrimani II

Publicado em 19/02/2025 09h00 | Atualizada em 26/02/2025 11h30

Comando Conjunto Catrimani II

Boa Vista (RR) – O Comando Conjunto da Operação Catrimani II realizou, nesta sexta-feira (14), a primeira ação de patrulha do recém-ativado Destacamento Especial de Fronteira (DEF) de Waikás, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no estado de Roraima. A unidade, ativada no dia 30 de janeiro pelo Exército Brasileiro, tem a missão de reforçar a presença do Estado na fronteira e combater as atividades criminosas que ameaçam o meio ambiente e a segurança das comunidades indígenas da região.

A patrulha contou com a participação de 10 militares do Exército e utilizou duas Embarcações de Patrulha de Grupo (EPG), cobrindo um perímetro de aproximadamente 90km do rio Uraricoera, além de patrulha terrestre. A ação foi acompanhada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sob coordenação da Casa de Governo no Estado de Roraima, e resultou na apreensão de diversos materiais utilizados para a exploração ilegal de minérios na TIY.

Operação Catrimani II destrói garimpo ilegal às margens do Rio Uraricoera

Entre os itens apreendidos ou destruídos estão cinco motores, um gerador, um painel solar de LED, duas embarcações, um dispositivo de internet via satélite, as estruturas de dois acampamentos, 100 litros de óleo diesel, 30 litros de gasolina, uma tonelada de cassiterita, assim como materiais de mergulho e outros equipamentos e ferramentas diversas.

Para o Comandante do DEF de Waikás, Tenente Fernandis, a primeira operação do Destacamento após a inauguração demonstrou a “importância da unidade no rio Uraricoera, facilitando as operações e contribuindo com a proteção da Amazônia”.

A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria
nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).

Acompanhe outras matérias da Operação Catrimani II:

Militares transportam sistema fotovoltaico para comunidade indígena Uxiú

Primeiras ações de 2025 contra o avanço do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

Forças Armadas desencadeiam operação na TI Yanomami

Operação Catrimani II realiza mais de duas mil abordagens em Terra Indígena Yanomami

Operação Catrimani II explode aeródromos clandestinos do garimpo

 

Fonte: Comando Conjunto Catrimani II

Conteúdo Relacionado