Departamento de Educação e Cultura Celebra 134 anos da Proclamação da República

Noticiário do Exército

Publicado em 15/11/2023 14h15 | Atualizada em 29/11/2023 14h23

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã do dia 14 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou formatura alusiva aos 134 anos da Proclamação da República, no Campo de Santana, no Rio de Janeiro. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Richard Fernandez Nunes, acompanhado de Oficiais Generais do DECEx, do Comando Militar do Leste, do Departamento de Ciência e Tecnologia, de autoridades civis e militares. A solenidade teve como propósito rememorar o fato histórico protagonizado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889.

Durante a cerimônia, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, conduzido pela Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas, e foi feita a leitura alusiva à data, a colocação de uma corbélia de flores, no Busto do Marechal Deodoro da Fonseca, e o desfile militar. Durante seu discurso, o General de Exército Richard ressaltou a singularidade do local. “Estamos no exato local onde foi proclamada a República há 134 anos”, afirmou.

Após a formatura, o General Richard realizou, com estudantes da rede pública, uma visita à Casa Histórica de Deodoro, proporcionando aos alunos uma imersão na História Nacional, reforçando os laços de preservação da memória nacional.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx)

Conteúdo Relacionado