Defesa antiaérea do Exército Brasileiro inibe ameaças no Rio - Notícias
Defesa antiaérea do Exército Brasileiro inibe ameaças no Rio
BRICS 2025
C Op Cj REDENTOR
Rio de Janeiro (RJ) – A defesa antiaérea do Exército Brasileiro, integrante do Comando Operacional Conjunto Redentor (C Op Cj REDENTOR), tem sido uma das principais capacidades empregadas durante a Cúpula de Líderes do BRICS 2025, que ocorre na capital fluminense. O dispositivo está estrategicamente posicionado em diferentes pontos ao longo da cidade, protegendo o espaço aéreo em um amplo perímetro. Aproximadamente 210 militares do Exército Brasileiro, especialistas na operação de sistemas de defesa antiaérea, estão sendo empregados no contexto do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, sob responsabilidade do COMAE. Durante a operação, estão sendo empregados radares e mísseis capazes de prover a proteção de todos os locais de eventos e de hospedagem.
Essas ações integram um esforço mais amplo, que envolve mais de 20 mil militares das Forças Armadas, em cooperação com diversas instituições, agências, órgãos de segurança pública e demais entidades governamentais. Esse efetivo está sendo empregado em todos os locais e vias utilizadas nas atividades do BRICS, por meio de operações coordenadas de segurança, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Defesa, no âmbito do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Quais serão as principais ações das Forças Armadas durante a Cúpula de Líderes do BRICS 2025?
Entre as principais ações previstas estão: defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN); escola de autoridades e comitivas; segurança de parâmetros e locais de hospedagem; proteção de infraestruturas críticas; patrulhamento aéreo; ações de contraterrorismo; guerra eletrônica; defesa cibernética; defesa antiaérea; contramedidas de drones hostis; defesa aeroespacial; proteção marítima e fluvial, dentre outras.
Veja também:
Forças Armadas mobilizam batedores de todo o Brasil para a segurança da Cúpula do BRICS
Forças Armadas intensificam preparação para Cúpula do BRICS 2025
Participação no Encontro Internacional contra Ameaças QBRN
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Cb Araújo (C Op Cj REDENTOR)