Formação de Oficiais da Reserva inicia em todo o Brasil

CPOR e NPOR

Publicado em 22/02/2024 11h18 | Atualizada em 23/02/2024 09h49

CPOR / RJ

Rio de Janeiro (RJ) – Os Cursos de Formação de Oficiais da Reserva iniciaram em todo o Brasil neste mês de fevereiro. Nesses cursos, jovens selecionados por meio do alistamento militar formam-se aspirantes-a-oficial e ingressam no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército, contribuindo para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência.

Os oficiais da reserva são formados nos Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR), localizados em diversas cidades do território nacional. Eles podem atuar como oficiais da ativa por até 8 anos, alcançando o posto de primeiro-tenente. Como reservistas, esses militares podem ser convocados para atuar em casos de necessidade. 

O curso de formação é desenvolvido ao longo de todo o ano, com diversas atividades intelectuais, físicas e operacionais. Durante as 15 primeiras semanas, os alunos realizam o Período Básico de formação do combatente. Já a segunda fase, com duração de 27 semanas, é o Período de Formação e Aplicação, quando os militares se especializam em uma arma, quadro ou serviço do Exército: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência ou Material Bélico.

CPOR do Rio de Janeiro: nova sede
Os novos alunos do CPOR/RJ cumpriram o ritual de passagem pelos portões da unidade na última segunda-feira, 19. Após quase 30 anos, o estabelecimento de ensino foi transferido da antiga sede, no bairro de Bonsucesso, para a guarnição da Vila Militar.

Durante a solenidade de recepção dos alunos, o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes, destacou a importância da inauguração da nova sede do CPOR. 

"Hoje é um dia histórico! A Vila Militar é uma guarnição de capacidade plena e de aparelhamentos altamente favoráveis à instalação das nossas escolas. O CPOR é um berço de líderes e uma escola de civismo, pois aqui formamos líderes de caráter, que prezam a hierarquia e a disciplina, bases das instituições militares."

O NPOR do Acre: primeira turma
Vinte jovens formaram a primeira turma de oficiais temporários e marcaram a história do Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva, sede do NPOR na capital Rio Branco. O evento marca a presença do Sistema de Educação e Cultura do Exército em todos os estados do Brasil. No dia  20 de fevereiro, a turma pioneira realizou a entrada solene pelos portões.

O portão da unidade foi aberto pelo aluno mais jovem do curso, acompanhado do Comandante da Organização. Em seguida, a turma reuniu-se no pátio, onde o Comandante do Comando de Fronteira Acre parabenizou-os pelo ingresso no curso e destacou a importância da primeira turma para o Acre e para o Exército. 

Como ingressar em um CPOR ou NPOR
Para ingressar no Curso de Formação de Oficiais da Reserva, o jovem precisa ter realizado o alistamento militar obrigatório, no período entre janeiro e o último dia útil de junho do ano em que completa dezoito anos. O alistamento pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br.

De posse do Certificado de Alistamento Militar, o conscrito que concluiu ou cursa o último ano do Ensino Médio, ou que cursa o Ensino Superior poderá ser encaminhado à Comissão de Seleção Especial de um CPOR ou NPOR, entre agosto e novembro, a critério da comissão de seleção de sua Região Militar e conforme a disponibilidade de vagas. O jovem deverá, ainda, ser aprovado em inspeção de saúde, exame físico e exame intelectual.

Conheça também as outras formas de ingresso no Exército

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército, por Ten Andréa Paiva

Conteúdo Relacionado