De Soldado da AMAN a Sargento da ESA: a conquista alçada no Exército Brasileiro - Notícias
De Soldado da AMAN a Sargento da ESA: a conquista alçada no Exército Brasileiro
Perseverança

Academia Militar das Agulhas Negras
Resende (RJ) – Perseverança e resistência são alguns dos atributos militares. Essas qualidades foram demonstradas por Pedro Augusto da Silva Leopoldino Soares, de 21 anos, soldado da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), aprovado no Concurso Público para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) do Exército Brasileiro. Ele conseguiu conciliar a rotina de serviço na caserna com horários de estudo para concretizar o sonho de sucesso em um dos processos seletivos mais concorridos do País. Para a tão desejada conquista, o Soldado Leopoldino estudou por quatro anos.
Após três tentativas, finalmente ele obteve a almejada aprovação. “Durante esses anos de dedicação, o apoio da Academia Militar foi fundamental. Graças ao salário de soldado e o apoio da 3ª Seção do Estado-Maior Geral, onde trabalhei, consegui estudar enquanto participava dos eventos que realizávamos. Sempre me permitiram estudar durante as palestras e me incentivavam, dizendo que eu estava no caminho certo", conta o agora aluno do CFS.
Leopoldino lembra a reação emocionada ao saber da aprovação no concurso. Segundo ele, “a sensação de ver meu nome na lista de classificados é indescritível, uma mistura de emoção e alívio, que dificilmente se consegue expressar com palavras.”
Após obter aprovação no concurso público de âmbito nacional, o Sd Leopoldino se apresentará no 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), localizado em Campo Grande (MS), em 16 de fevereiro. Naquela organização militar, passará um ano de formação básica e, em seguida, irá para a Escola de Sargentos das Armas, situada em Três Corações (MG), onde completará sua formação, sendo promovido a 3º Sargento do Exército Brasileiro, após um ano de qualificação.
Em 2025, o concurso para formação de sargentos de carreira aprovou mais de 1.100 candidatos. São homens e mulheres, de variadas regiões, que atingiram o sonho de ingressar em uma das mais tradicionais e respeitadas instituições do País, o Exército Brasileiro.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras