De atirador a sargento das armas - Notícias
De atirador a sargento das armas
História de superação
ESA
Três Corações (MG) – Entre as centenas de sargentos que se graduaram em 2023, uma história se destaca. Aos 18 anos, o jovem João Victor Silva ingressou como atirador no Tiro de Guerra de Teotônio Vilela (AL). Neste ano, ele se formou Sargento de Cavalaria, na Escola de Sargentos das Armas.
Nascido em Messias (AL), de uma família humilde e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis. Quando seu pai adotivo se ausentou do município, João Victor enfrentou sério risco social. Sem ter onde morar, fora acolhido, temporariamente, em casa de amigos. Mesmo assim, o adolescente era excelente aluno na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus. Foi nessa época que ele se incorporou ao Tiro de Guerra de Teotônio Vilela (AL), como conta o Chefe de Instrução, Primeiro-Sargento Paulo Robson Firmino Rocha.
Incorporado em março de 2021, o jovem passou a morar no aquartelamento, como “laranjeira”, onde também fazia suas refeições. O atirador logo demonstrou interesse pela carreira militar e, ao longo dos treinamentos, destacou-se por valores como disciplina, resiliência, equilíbrio emocional, resistência física e discrição. Ao perceber seu distinto potencial, o Chefe de Instrução presenteou-o com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas.
Dedicado, foi promovido à Cabo. Em suas horas livres, usava os computadores do Tiro de Guerra para se preparar para o concurso de sargentos. Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o Cabo João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.
Com a ajuda dos amigos, apresentou-se no início de 2022 no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Natal (RN), onde deu início à sua caminhada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Após 44 semanas de intensas atividades, fez a opção pela Arma de Cavalaria.
Em 2023, o Aluno João Victor apresentou-se na Escola de Sargentos das Armas para a qualificação no curso de Cavalaria. Durante o ano de instrução, ele enfrentou grandes desafios. Foram muitas as horas de exercícios militares e de preparação física e intelectual.
Neste último sábado, Victor Silva se formou Terceiro-Sargento e recebeu o Quepe Verde-Oliva das mãos de seu antigo chefe, o agora Subtenente Firmino, a quem carinhosamente chama de pai. O Quepe simboliza a conclusão do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Infelizmente, sua família não pôde estar presente, mas o jovem pôde contar com a presença do amigo militar que o inspirou a dedicar-se à carreira.
O Terceiro-Sargento Victor Silva é o primeiro Atirador de Teotônio Vilela a ingressar na Escola de Sargentos das Armas. Ele é prova de que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais, especialmente quando se encontram bons mentores pelo caminho. Agora, ele segue para o 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí (RS), onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação e dará continuidade à história iniciada aos 18 anos, no Tiro de Guerra do interior do Alagoas.
Fonte: Escola de Sargentos das Armas