Brasileiro é destaque em curso da Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia - Notícias
Brasileiro é destaque em curso da Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia
Diplomacia militar
Aditância Militar do Brasil na Bolívia
Brasília (DF) – Militar brasileiro concluiu com destaque o curso de Altos Estudos da Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia. O Coronel Sylvio de Souza Ferreira obteve o 3° lugar entre 57 alunos, militares e civis, e foi agraciado com a medalha Maestría en Seguridad, Defensa y Desarrollo.
O Curso de Altos Estudos Nacionais abrange 22 disciplinas, com a duração de dez meses. Seu objetivo é preparar assessores de nível político e estratégico, bem como capacitar especialistas em Segurança, Defesa e Desenvolvimento. As aulas visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de apoiar a tomada de decisões nos níveis mais altos de planejamento. Entre as disciplinas, destacam-se inteligência estratégica, prospectiva, formulação de políticas e estratégias, doutrina de segurança e defesa, relações internacionais, geopolítica e geoestratégia.
O representante brasileiro, Coronel Sylvio, concluiu o curso de nível de pós-graduação com a dissertação "Políticas e estratégias contra o crime organizado transnacional em segurança e defesa da fronteira Bolívia-Brasil". O trabalho é também uma iniciativa para consolidar os esforços de integração e cooperação entre as nações, conforme os Objetivos Estratégicos do Exército no âmbito internacional.
Para a conclusão do curso, um grande exercício de planejamento estratégico foi conduzido durante três semanas. O exercício desafiou os alunos a formular uma política pública e planejar ações estratégicas para enfrentar uma ameça ao Estado, Os oficiais mobilizaram todos os conhecimento e técnicas adquiridas ao longo do curso para apresentar uma solução ao problema de segurança e defesa.
A realização do Curso de Altos Estudos em uma nação amiga é parte da política de pessoal do Exército. Agora, os conhecimentos adquiridos junto às Forças Armadas da Bolívia serão disseminados e aplicados entre os quadros de oficiais do Brasil, em órgãos de comando e assessoramento.
Selecionado pelo alto rendimento nas escolas militares e por seu perfil profissional, o Coronel Sylvio comentou sobre a importância do curso para o Exército Brasileiro e para a sua carreira. “O Curso de Altos Estudos foi extremamente importante. Houve intensa preparação para as funções e desafios que terei daqui em diante, fazendo com que esteja pronto e em melhores condições de contribuir com a Força. Além da capacitação técnica e profissional de seus quadros, o Curso projeta a imagem do Brasil e do Exército no exterior, e fortalece as excelentes relações internacionais com países do entorno estratégico do Brasil”.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército e Aditância Militar da Bolívia