Cuidado com fraudes: Exército alerta para anúncios falsos sobre processos seletivos e certificado militar

Fique atento aos canais oficiais

Publicado em 25/06/2025 18h10 | Atualizada em 07/07/2025 13h38

@exercito_oficial

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro alerta a população sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais que prometem vagas na Instituição com salários atrativos e solicitam pagamento via PIX para inscrição. Essas publicações têm intenções fraudulentas e não possuem qualquer vínculo com o Exército.
 


As mensagens enganosas geralmente apresentam links suspeitos e utilizam imagens e símbolos institucionais de forma indevida, muitas vezes produzidas por Inteligência Artificial, e realizam promessas de cargos militares e remuneração imediata. Para dar aparência de legitimidade, os golpistas exigem o pagamento de taxas por meio de transferências eletrônicas, como o PIX, o que jamais é solicitado pelo Exército Brasileiro em seus processos seletivos.
 

Falso

 

Fique atento: site fraudulento – certifcado de reservista

É falso o site https://portalcertificados.site/certificado/     Esse site comete fraude ao roubar as pessoas que procuram a segunda via do certificado de reservista.

 

Atenção com página falsa


Fique atento: site fraudulento – inscrição no Concurso da EsPCEx

Esse site falso está direcionando para página Gov.br a fim de roubar dados.
 

Fique atento: todo processo seletivo ou de alistamento militar é realizado exclusivamente pelos canais oficiais da Força Terrestre.

Para garantir a segurança da informação e evitar cair em fraudes, o Exército orienta que os cidadãos utilizem apenas os seguintes sites oficiais para obter informações sobre alistamento militar, concursos e seleções:
 

O Exército reforça ainda que qualquer cobrança para inscrição em nome da Instituição, especialmente via meios não oficiais, como o PIX ou transferência bancária, são indícios claros de fraude.

Prazo para alistamento se encerra em 30 de junho

Os jovens brasileiros de ambos os sexos, que completam 18 anos em 2025, têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar. O processo pode ser feito pela internet, no site https://alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar próxima da residência do cidadão.

O Exército Brasileiro segue comprometido com a segurança e a transparência em todos os seus processos e reforça a importância de sempre buscar informações nos canais oficiais para evitar prejuízos e desinformação.

Veja também: 

Do alistamento à incorporação: conheça as fases do recrutamento para o serviço militar

Serviço Militar Inicial Feminino

Lei do Serviço Militar 

Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966.

Mais de 26 mil mulheres se alistaram para o Serviço Militar Inicial Feminino

 


Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado