Alunos do curso de oficiais da reserva participam da Operação FIT, em São Paulo

Fibra, iniciativa e tenacidade

Publicado em 30/06/2024 07h51 | Atualizada em 30/06/2024 19h56

Cb Edvan e Cb Kindanda

Mairiporã (SP) – Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) participam nesta semana de um exercício no terreno em Mairiporã (SP). A Operação FIT – fibra, iniciativa e tenacidade – reuniu 168 instruendos dos sete cursos da linha militar bélica, entre 24 e 27 de junho.

Durante o exercício, os futuros oficiais da reserva foram divididos em patrulhas para cumprir diversas missões no campo de instrução. O adestramento, com aplicação prática das técnicas aprendidas durante o ano letivo, é parte da formação do oficial da reserva, avaliada de perto pela equipe de instrutores.

O exercício no interior de São Paulo é inspirado na Operação FIT que ocorre todos os anos na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), durante a formação do oficial combatente de carreira do Exército.

No estágio supervisionado em Mairiporã, os alunos são orientados por instrutores em atividades como comunicações, transposição de obstáculos, manuseio e emprego de armamento e explosivos, patrulha, progressão, rapel, entre outras oficinas.

O Comandante do CPOR/SP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, acompanhou as oficinas da Operação FIT e avaliou o seu impacto na formação dos jovens militares. "Além de os alunos aprimorarem, por meio da prática, o que aprenderam nos últimos meses, exercícios como a Operação FIT ajudam a desenvolver nos combatentes atributos da área afetiva fundamentais à atividade militar. Destaco a resiliência, o foco, a camaradagem, o espírito de corpo e a responsabilidade", afirmou o Coronel Carrion.

 

Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, por Ten Suellen Fernandes

Conteúdo Relacionado