Cooperação Militar em Engenharia do Exército Brasileiro aperfeiçoa militares do Senegal na área de Gestão Projetos - Notícias
Cooperação Militar em Engenharia do Exército Brasileiro aperfeiçoa militares do Senegal na área de Gestão Projetos
Diplomacia Militar
MBCEM
Dacar (Senegal) – A Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar junto ao Exército Senegalês (MBCEM) contribuiu para o aperfeiçoamento de 10 militares das Forças Armadas do Senegal, com a realização do Estágio Básico de Gerenciamento de Projetos de Engenharia. No Senegal, as atividades de engenharia são conduzidas e coordenadas pela Direção de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN, sigla em francês), estrutura do Exército que atua no nível do Estado-Maior das Forças Armadas Senegalesas.
O Estágio foi realizado nas dependências da DIRGEN, no período de 4 a 13 de março de 2025 e abordou a utilização do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) em obras militares. O PMBOK é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área, e a utilização de seus conceitos aumenta a eficiência e a eficácia dos trabalhos de engenharia.
A atividade teve por objetivo atender demanda da Engenharia Militar Senegalesa, capacitando militares que atuam nas áreas de planejamento e execução de obras, e foi conduzida pelo Coronel Manoel Nascimento de Sousa Junior e pelo Capitão Breno Pontes Pimentel, ambos integrantes da Missão Brasileira.
Veja outras matérias:
Cooperação Militar em Engenharia capacita militares senegaleses
Engenheiros do Exército Brasileiro capacitam militares do Senegal
Fonte: Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar junto ao Exército Senegalês