Conquista de Camaiore pela FEB completa 80 anos

Jornada vitoriosa

Publicado em 18/09/2024 09h00 | Atualizada em 18/09/2024 10h38

Arquivo DPHCEx

 

 

 

Brasília (DF) – Após a vitoriosa jornada em Massarosa, primeira localidade relevante libertada pela Força Expedicionária Brasileira, os pracinhas se prepararam para o próximo objetivo, conquistado dois dias depois. O alvo foi Camaiore, importante para proteger o flanco exposto das tropas norte-americanas. Em 18 de setembro de 1944, oito décadas atrás, o Exército Brasileiro conquistou esse feito, com homens do 6º Regimento de Infantaria (6º RI), atual 6º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Caçapava (SP).

A missão foi dificultada por conta da destruição de uma ponte, que impediu o avanço de veículos blindados americanos. O deslocamento ocorreu a pé, em terreno acidentado, enfrentando fogos de granadas e morteiros alemães.

Homens da 2ª Companhia, comandados pelo Capitão Ernani Ayrosa da Silva, superaram as adversidades e efetivaram a conquista de Camaiore. Os defensores alemães que não retraíram antes foram forçados a se retirar com a chegada dos pracinhas. A vitória foi consolidada naquela mesma jornada, com o reforço de militares liderados pelo Capitão Álvaro Félix.

A tomada daquela posição contribuiu para o avanço das tropas do V Exército Norte-Americano, escalão enquadrante da FEB. A importância da vitória em Camaiore foi reconhecida pela nação brasileira. Em 18 de setembro de 1946, dois anos depois, o Capitão Ayrosa foi convidado para a solenidade de promulgação da nova Constituição Brasileira no Congresso Nacional, então no Rio de Janeiro, uma honra destinada a poucos.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado