Concluído deslocamento estratégico do 9º Grupamento Logístico

Operacionalidade

Publicado em 25/08/2025 14h35 | Atualizada em 27/08/2025 10h01

Cmdo 9º Gpt Log

• A 1ª fase da Operação Peregrino, parte da Operação Conjunta Atlas 2025, foi concluída em 14 de agosto, deslocando viaturas por meios fluvial, terrestre e aéreo de Porto Velho a Manaus, demonstrando eficiência logística.

• Esta fase estabeleceu uma área de apoio avançada na Amazônia para Operação Atlas, garantindo a sustentação de tropas. Na oportunidade, 19 viaturas embarcaram em balsas em 31 de julho, chegando a Manaus em 14 de agosto.

• A Operação Peregrino reforça a capacidade da logística militar de vencer desafios naturais e grandes distâncias. O 9º Grupamento Logístico reitera seu compromisso com a prontidão da Força Terrestre e a soberania nacional.

Campo Grande (MS) - no dia 14 de agosto, foi concluída a 1ª fase da Operação Peregrino, no contexto da Operação Conjunta Atlas 2025, com destino final à cidade de Boa Vista (RR). A manobra logística, nesta fase inicial, envolveu o deslocamento combinado de viaturas por meios fluvial, terrestre e aéreo, partindo de Porto Velho (RO) até a cidade de Manaus (AM), em uma operação caracterizada pela eficiência, integração multimodal e coordenação entre diversos escalões logísticos da Força Terrestre.
 

Deslocamento terrestre

Essa etapa representa a concentração estratégica de meios e pessoal no eixo logístico amazônico, permitindo o estabelecimento de uma área de apoio avançada para as fases subsequentes da Operação Atlas, e assegurando a sustentação das tropas em ambiente de selva e em região de difícil acesso.

Deslocamento fluvial

 Principais marcos operacionais:

•  27 de julho: chegada do comboio do  9º Grupamento Logístico (9º ​​Gpt Log) a Porto Velho (RO), ponto de junção com o comboio do Estabelecimento Central de Transportes (ECT) – PGT 2025;

•  31 de julho: embarque de 19 viaturas nas Balsas Camorim e FEB, do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia  (CECMA);

•  7 de agosto: partida do comboio fluvial com destino a Manaus, composto por empurrador e balsas do CECMA;

•  8 de agosto: deslocamento de 6 viaturas ¾ Ton pela BR-319;

•  10 de agosto: chegada das viaturas do movimento rodoviário a Manaus;

•  14 de agosto: atracação das balsas em Manaus, com 19 viaturas a bordo.

A conclusão desta fase demonstra o êxito da articulação entre planejamento e execução e reforça a capacidade da logística militar em vencer grandes distâncias e desafios naturais, com segurança, flexibilidade e previsibilidade.
 


O 9º Grupamento Logístico reafirma, por meio da Operação Peregrino, o seu compromisso com a prontidão da Força Terrestre, a sustentação das ações militares na Amazônia e a preservação da soberania nacional em áreas estratégicas.

Veja também:

Acompanhe as ações do Exército na Operação Atlas   

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Cmdo 9º Gpt Log

Conteúdo Relacionado