Comando Militar do Sul recebe hospital de campanha - Notícias
Comando Militar do Sul recebe hospital de campanha
Saúde operacional
Ba Ap Log
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 31 de outubro, na Base de Apoio Logístico, foi realizada a cerimônia de transferência de um Hospital de Campanha para o 3° Grupamento Logístico, localizado na região sul do Brasil. A transferência visa aumentar a capacidade da 3ª Região Militar, que abrange a área do Rio Grande do Sul, como resultado dos ensinamentos obtidos durante a Operação Taquari 2, quando módulos de Hospitais de Campanha apoiaram a população gaúcha no enfrentamento da tragédia climática iniciada no mês de maio. Ao todo, esses hospitais prestaram cerca de 15 mil atendimentos a população civil durante 80 dias de operação.
O Hospital de Campanha é uma unidade hospitalar móvel e extremamente versátil, que pode ser empregada em diversas atividades, desde operações militares até situações de emergências e calamidades públicas. Sua estrutura permite modular a configuração do hospital de acordo com o terreno, clima e tipo de apoio a ser prestado. Isso facilita a prestação de diversos serviços médicos, que podem abranger atendimento ambulatorial, internações, exames laboratoriais e de imagem, e até cirurgias de baixa complexidade, conforme a necessidade.
Com essa capacidade de desdobrar meios de saúde operacional rapidamente, o Comando Militar do Sul aumenta sua prontidão logística para apoiar a Força Terrestre em operações militares e para atender com maior eficiência a população civil em situações de calamidade.
Durante a solenidade de transferência do hospital, estiverem presentes o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército João Chalella Júnior, e Comandante Logístico, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, e o Comandante da Base de Apoio Logístico, General de Brigada André Monteiro Gusmão,
Fonte: Base de Apoio Logístico do Exército