Exército promove feira de adoção de animais abandonados em Brasília

Ação social

Publicado em 29/01/2024 09h21 | Atualizada em 30/01/2024 16h48

CMP

 

 

 

Brasília (DF) – O dia 27 de janeiro ficará marcado para sempre na memória da família Machado. A família esteve presente na Feira de Adoção de animais abandonados, organizada pelo Comando Militar do Planalto. Por meio da adoção responsável, a cadelinha Nina agora tem um lar cheio de amor e cuidados para crescer.

Daniela Machado conta que já estava pensando em adotar um filhote. Foi aí que viu a divulgação do evento em um grupo nas redes sociais. Não pensou duas vezes, chamou a família toda para escolher o novo membro da família. Chegando às tendas, as duas filhas de Daniela não tiveram dúvida: a escolhida foi a menor cadelinha do canil.  

A Feira faz parte de uma série de atividades previstas na ação cívico-social “Tropa Fiel”, cujo objetivo é promover a adoção responsável de animais abandonados na área militar de Brasília. O projeto conta com o apoio da da Comissão de Defesa dos Animais da OAB e das ONGs Eu amo e cuido, Adote o Bem, Amigo cão e Proanima. Juntas, essas organizações auxiliaram na preparação dos animais e na garantia das melhores práticas para o procedimento de adoção. 

Em sua maioria, foram selecionados animais que nasceram na área do Setor Militar Urbano ou que foram abandonados pelos donos. Eles foram recolhidos, tratados, vacinados e alimentados por militares voluntários e veterinários. Após rigorosa triagem, os animais foram disponibilizados para a adoção. 

Durante o dia, os visitantes acompanharam a apresentação da banda de música do Exército e dos cães de guerra do Batalhão de Polícia do Exército. No local, veterinários estiveram à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre os cuidados adequados para os novos membros da família. 

A próxima Feira de Adoção acontecerá no sábado, dia 3 de fevereiro, das 9h às 17h, no estacionamento do Clube do Exército – Setor Militar Urbano, em Brasília.

O Exército e a proteção dos animais

A forte relação com os animais integra as fundações do Exército Brasileiro. Na Instituição, alguns bichos são mais do que amigos, são companheiros, integrantes da Força Terrestre e elementos fundamentais para a defesa do Brasil. A proximidade da Força com a fauna brasileira também está representada nos símbolos de várias tropas operacionais, representadas por animais emblemáticos da nossa fauna, como a onça, o jacaré, a águia e o carcará.

No Exército, a Força Equestre remonta aos primórdios da Arma de Cavalaria. Os cavalos integram o Exército até hoje e realizam uma série de missões, como atividades operacionais, cerimoniais e esportivas. Por sua vez, os caninos são empregados como Cães de Guerra, utilizados em atividades militares e considerados combatentes. Eles atuam em missões de patrulha, fiscalização e realizam saltos com a tropa paraquedista. Os cães chegam aos canis do Exército ainda filhotes e podem permanecer até oito anos em operação. Terminado o serviço no Exército, os cães podem permanecer na Instituição ou podem destinados para adoção pela sociedade ou mesmo pelo próprio adestrador.

Fonte: Comando Militar do Planalto

Conteúdo Relacionado