Comando Militar do Planalto celebra 50 anos do Oratório do Soldado - Notícias
Comando Militar do Planalto celebra 50 anos do Oratório do Soldado
Sinal de união e espiritualidade
CMP
Brasília (DF) – Uma cerimônia marcada pelo ecumenismo e pela fé reuniu militares para celebrar os 50 anos do Oratório do Soldado, localizado na Capital Federal. A solenidade, realizada dia 18 de novembro, contou com a presença de militares das Forças Armadas, da ativa e da reserva, além de autoridades civis, religiosas e convidados.
Durante a cerimônia, o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército João Chalella Júnior, destacou o papel do Oratório do Soldado como um ponto de encontro de fé e de fortalecimento dos valores fundamentais que regem a Força Terrestre.
Ao longo de cinco décadas, o Oratório do Soldado tornou-se um espaço de devoção e acolhimento espiritual para os militares e suas famílias. Sua construção foi inspirada pela necessidade de um local dedicado à assistência religiosa e moral, promovendo a integração entre a vida militar e os valores cristãos. “A minha reflexão gira em torno do nome deste local, um ambiente criado para todos nós, para nossas orações e agradecimentos. Um local para o soldado e sua família virem rogar pelo seu dia a dia”, reforçou o Comandante Militar do Planalto (CMP), General de Divisão Ricardo Piai Carmona.
No Jubileu de Ouro, o capelão chefe do Serviço de Assistência Religiosa do CMP, Capitão José da Cruz Gomes de Araújo, relembrou todos os militares que já passaram pelo local e contribuíram para a edificação do Oratório, um patrimônio que permanece como símbolo de devoção e serviço à Pátria. “E, independentemente de religião, o templo de Deus está aqui para todos que desejam realizar as suas orações, como sinal de união e espiritualidade.”
História do Oratório do Soldado
Localizado ao centro de um espelho d’água, o Oratório é um templo ecumênico construído pelo Exército Brasileiro para atender ao público militar. A construção circular apoiada em pórticos de concreto completa o conjunto arquitetônico do Quartel General do Exército.
Projetado por Milton Ramos, foi inaugurado em 19 de novembro de 1974. No Oratório, respeita-se a religião de cada um como princípio básico para a paz.
Foi erijida Paróquia Militar do Oratório do Soldado em razão do crescimento e da intensa participação ativa e assídua de fiéis católicos e manifestações pela comunidade católica, no sentido da necessidade de pastorais, serviços e movimentos que possam atender às mais diversas necessidades espirituais da família militar.
Fonte: Comando Militar do Planalto