Comando Militar do leste celebra o Dia do Veterano

Homenagem

Publicado em 22/07/2024 09h47 | Atualizada em 22/07/2024 09h59

Cb Francilaine e Sd Albert

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 18 de julho foi realizada, no Palácio Duque de Caxias, a cerimônia alusiva ao Dia do Veterano. A atividade, repleta de significados, foi abrilhantada pela presença de Veteranos que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Durante a solenidade, foi realizada a leitura alusiva à data e a exibição de um vídeo em homenagem àqueles que deixaram a farda, mas que continuam como representantes fidedignos de ontem, hoje e sempre.

Os veteranos da FEB, Senhor Waldemiro de Oliveira, que serviu no 1º Regimento de Infantaria, e o Senhor Mário Pereira, do 11º Regimento de Infantaria, bem como o Major Max Silva Alaluna, aluno da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e representante do ex-combatente Senhor Altair Pinto Alaluna, da Companhia de Intendência, foram homenageados com a medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira, por terem contribuído para a preservação e difusão da memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Ao fazer uso da palavra, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, ressaltou a importância do papel desempenhado pelos veteranos na história da soberania da Força Terrestre e no fortalecimento da defesa nacional, reforçando a sua mais honrosa continência aos pracinhas e demais.

Dentre as autoridades presentes, destacaram-se os antigos Comandantes do Exército, os Generais de Exército Enzo Martins Peri e Júlio Cesar de Arruda, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, os Oficiais Generais Veteranos, os Oficiais e Praças Veteranos e demais autoridades e familiares.

A importância do Dia do Veterano
O termo "Veterano" refere-se aos militares da reserva remunerada e reformados, que, mesmo sem a farda, carregam consigo a honra de terem contribuído com a história da Força. Homens e mulheres que defenderam a Pátria doando grande parte de suas vidas e o tempo com suas famílias para servir à Nação, profissão que exige, entre outras características, dedicação exclusiva, disponibilidade permanente e mobilidade geográfica.

Em 18 de julho de 1945, data escolhida como o Dia do Veterano, ocorreu o Desfile da Vitória, quando os nossos heróis retornaram dos campos de batalha da Itália e foram recepcionados por mais de oitocentas mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro, marcando com galhardia, sangue, suor e muitas lágrimas uma gloriosa página da história do nosso país.

 

Fonte: Comando Militar do Leste

Conteúdo Relacionado