Comando de Operações Terrestres apresenta novo Sistema de Gerenciamento de Segurança de Voo

Operacionalidade

Publicado em 30/09/2025 15h06 | Atualizada em 02/10/2025 17h31

Comando de Operações Terrestres

• O Comando de Operações Terrestres (COTER) apresentou o novo Sistema de Gerenciamento de Segurança de Voo (SGSV) ao CAvEx. Ele visa preservar vidas, equipamentos e manter a capacidade operativa para missões mais seguras.

• O SGSV está em fase de implantação no Comando de Aviação do Exército. Militares da SIPAA foram orientados e treinados sobre o uso eficaz do sistema na semana de 22 a 26 de setembro.

• O SGSV é uma ferramenta que reúne relatórios, informações e documentações de investigação e prevenção. Ele fornece dados relevantes via gráficos para aumentar a consciência situacional e a operacionalidade. 

Brasília (DF)  O Comando de Operações Terrestres (COTER) apresentou às organizações militares do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) o novo Sistema de Gerenciamento de Segurança de Voo (SGSV), que já está em fase de implantação. O SGSV vai contribuir para a preservação da vida das tripulações de voo, dos equipamentos e para a manutenção da capacidade operativa da AvEx, garantindo, assim, a execução de todas as missões com mais segurança.
 


Por intermédio da Div Av Seg, a Ch Mis Paz/Av e o IGPM orientaram e treinaram os militares das Seções de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (SIPAA) das OM do CAvEx sobre o uso do sistema com maior eficiência e eficácia, na semana de 22 a 26 setembro.
 


O SGSV é uma ferramenta que reunirá informações, relatórios e ferramentas de investigação, além de relatórios de prevenção e outras documentações importantes, e permitirá fornecer dados e informações relevantes por meio de gráficos, visando ao aumento da consciência situacional e da operacionalidade nas unidades aéreas da Aviação do Exército.
 


Saiba mais:

20ª Jornada de Segurança de Voo reforça procedimentos de preservação à vida


Aviação do Exército realiza treinamento em emergências aéreas

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Conteúdo Relacionado