Comandante participa de comemorações dos 80 anos da FEB na Itália 

Legado 

Publicado em 29/04/2025 16h57 | Atualizada em 01/05/2025 09h30

Exército Brasileiro

Brasília (DF) O comandante do Exército Brasileiro, General Tomás, participou, na Itália, das comemorações alusivas aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. As celebrações foram realizadas em diversas localidades onde a FEB combateu e venceu tropas nazistas.

No Cemitério de Pistoia, onde estão sepultados muitos combatentes da FEB, junto ao Monumento Votivo Militar Brasileiro, o comandante participou de homenagens e conduziu a entrega de medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Militar e Tributo à FEB.

Em seguida, o General Tomás acompanhou um estudo em pleno terreno do Plano Encore, a operação desencadeada pela FEB para a conquista de Monte Castelo, uma das mais importantes da campanha brasileira no conflito mundial. A iniciativa compreendeu explanações históricas conduzidas pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) em locais ocupados pela Força Expedicionária, como Porretta Terme, Casa Bianca e Guanella.

Montese

Em Montese, um sacrifício que garantiu uma vantagem tática aos aliados e resultou em 426 baixas brasileiras, o General Tomás participou da solenidade alusiva à libertação da Itália, encerrando sua participação nas celebrações. O General Tomás também reuniu-se com o General do Corpo de Exército da Itália, Carmine Masiello, que apresentou ao comandante brasileiro as capacidades da Força Terrestre Italiana.

Prestigiaram os eventos o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Veterano Marcos Antonio Amaro dos Santos; o embaixador do Brasil na Itália, San Marino e Malta, Renato Mosca de Souza e demais autoridades civis e militares.

Saiba mais sobre os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira.

Confira a linha do tempo da campanha da FEB

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado